Sem categoria

O verdadeiro 4.0: produto inteligente, em rede, da SEW-EURODRIVE para a fábrica Lean Sm@rt

Um dos princípios básicos da Indústria 4.0 passa por todos os elementos estarem ligados em rede…

SEW-EURODRIVE Portugal
Tel.: +351 231 209 670
infosew@sew-eurodrive.pt · www.sew-eurodrive.pt

Um dos princípios básicos da Indústria 4.0 passa por todos os elementos estarem ligados em rede, o que é possível graças a produtos e componentes com sistemas embebidos capazes de recolher dados e comunicar uns com os outros para produzir redes. Este ato abre possibilidades totalmente novas. A SEW-EURODRIVE tem vindo a investigar como deverão ser os produtos inteligentes interligados em rede na fábrica do futuro.

A ideia do Produto Inteligenteé uma demonstração impressionante do valor dos dados que são gerados em cada fase do ciclo de vida do produto. Por exemplo, os dados da configuração podem ser guardados num componente para eliminar procedimentos de configuração manual e acelerar o processo de arranque. Ou os dados de funcionamento da operação do componente podem ser registados para melhorar o produto ou programar operações de manutenção preventiva.

Estão em desenvolvimento 3 diferentes etapas de expansão: SmartB@sic é um acionamento sem qualquer tecnologia de sensores ou eletrónica. Um código QR permite o acesso ao gémeo digital da unidade que contém todas as informações importantes do acionamento quando fornecido. Esta aplicação da SEW-EURODRIVE fornece ao utilizador dados úteis sobre produtos e encomendas, incluindo instruções resumidas para os procedimentos mais comuns de manutenção e arranque, documentação do trabalho realizado no gémeo digital da unidade, identificação simples da unidade por meio de um código QR, um simples clique para encomenda de peças de reposição, uma vista geral das dimensões específicas da configuração, um serviço otimizado através do registo dos serviços realizados nos equipamentos, uma seleção de produtos simples, fácil e rápida e sugestões customizadas para standardização. A 2.ª etapa passa por o drive Sm@rtConnect ser equipado com tecnologia de sensores e eletrónica para a aquisição de valor medidos, permitindo que os dados sejam gravados no seu gémeo digital e disponibilizados para análise. E a 3.ª etapa passa pelo facto da caraterística principal do Sm@rtControl é o facto de ter um acesso remoto à eletrónica do acionamento para recolher dados de medição ou ao conversor associado.

Download – Última edição

manutenção145

(Irá receber um email com o link de download.)