Tobias Vogel, CEO dos Casquilhos Deslizantes e Sistemas lineares, e Michael Blass, CEO dos Sistemas de Calhas Articuladas, abriram a conferência dando as boas vindas e agradecendo a presença de todos.
Apesar da tensa situação económica global, a igus em 2023 aumentou o número de clientes ativos em 6,7% e alcançou um volume de negócios anual de 1136 mil milhões de euros, o que significa que a empresa registou apenas um ligeiro decréscimo de 1,65% em comparação com 2022. “A diminuição nos clientes regulares devido à situação económica foi largamente compensada por novos clientes e novas aplicações. Estamos confiantes de que continuaremos o nosso crescimento em 2024. O primeiro trimestre foi difícil, mas a previsão anual para 2024 é boa”, ditou Tobias Vogel.
Nos últimos três anos, a igus investiu 433 milhões de euros, cerca de metade dos quais só na Alemanha, o que está a acelerar este progresso técnico e a permitir entregas a partir de stock em todo o mundo. Esta tendência deverá continuar em 2024.
(Apenas) 247 inovações apresentadas em 2024
Em 2024, a empresa vai investir em 247 novos motion plastics e serviços digitais. O foco são soluções mais vantajosas e mais eficazes para um movimento isento de lubrificação, automação low-cost e produtos com baixas emissões de CO2. A utilização da Inteligência Artificial (IA) permitiu reunir centenas de milhares de dados de testes e milhões de aplicações provenientes dos 60 anos de experiência da igus, numa simples ferramenta de pesquisa de soluções com o objetivo “Zero Lubrificação”: a aplicação igusGO. “Com grandes projetos, como o fornecimento de energia a partir de terra para navios porta-contentores no Porto de Hamburgo, estamos a olhar positivamente para o futuro”, acrescentou Michael Blass. “Os requisitos e desejos dos nossos clientes estão constantemente a levar-nos a criar novas startups internas. Combinamos a nossa tecnologia principal de plásticos para movimento com a digitalização e a IA. Estamos no bom caminho para definir a digitalização como uma tecnologia da igus. Esta foi a única maneira de alcançar muitos sucessos, como os nossos smart plastics, a plataforma RBTX e a aplicação igusGO para lubrificação zero.”
Serão também lançados 3 novos materiais, que já demonstraram a sua eficácia junto dos clientes, tais como os fabricantes de escavadoras. “’A igus elimina a lubrificação nas escavadoras!’ é um pedido que já pode ser feito através do controlo por voz da aplicação igusGO”, diz Tobias Vogel. “É aqui que as tecnologias dos materiais e a IA se juntam para oferecer um acesso simples e seguro a uma grande variedade de informações e sugestões para todos os profissionais da indústria, em todo o mundo, através do chat com IA.” Esta aplicação baseia-se em centenas de milhares de dados de testes e milhões de aplicações provenientes dos 60 anos de sucesso da igus. Mas a sustentabilidade vai além de evitar a lubrificação: com as novas coroas rotativas feitas 50% em madeira e 50% em plástico de elevado desempenho, a igus está a dar um passo em frente na integração de matérias-primas renováveis na produção industrial. A vasta gama de soluções sem PTFE e PFAS nos casquilhos deslizantes e guias lineares e a abrangente garantia de 4 anos para todos os produtos da igus, cuja duração de vida pode ser calculada online, também representam um progresso em direção a uma verdadeira sustentabilidade.
por Helena Paulino
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº160/161. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Reportagem “Igus: variedade de produtos físicos e online” da edição 156/157 da revista Manutenção;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Conseguir mais com menos: Mewa aposta em processos sustentáveis
-
Resultados sólidos nos 70 anos da Endress+Hauser
-
Grupo Contimetra/Sistimetra:60 anos de paixão, tecnologia e futuro
-
FUCHS CARE: o conceito português tem potencial de internacionalização
-
Coimbra recebeu o 17.º Congresso Nacional de Manutenção