O reforço dos valores subjacentes à sua fundação, em 1964, foi o mote principal deste encontro dos mais de 90 colaboradores que atualmente integram o Grupo Contimetra/Sistimetra, na medida em que, esses mesmos valores, têm permitido dar um contributo importante para o desenvolvimento harmonioso do País nas áreas técnicas em que estamos inseridos. As sinergias do grupo foram francamente renovadas e aprofundadas, o que nos irá permitir encarar o futuro com otimismo, com o foco centrado nos clientes, fornecedores e amigos que connosco têm partilhado esta já muito longa jornada.
1964 – 2024: uma história familiar que contribuiu para a evolução
O Grupo Contimetra/Sistimetra não é apenas um grupo empresarial. É a materialização do sonho de um homem visionário, o Eng.º Gama Caldas, que em 1964, com audácia e paixão pela tecnologia, deu início a uma história que se confunde com a própria evolução da instrumentação industrial, controlo e automação em Portugal.
Capítulo 1: a semente da inovação
Tudo começou num escritório na Rua Braamcamp nº88, 4.º Dto em Lisboa. Ali, o Eng.º Gama Caldas, munido de engenho e criatividade, semeou a Contimetra, que se tornou numa referência no mercado nacional. A empresa conquistou desde logo a confiança de grandes players internacionais na indústria, controlo e AVAC, tais como Trox, Johnson Controls, Loctite, Lucifer, Fischer&Porter, com quem estabeleceu parcerias duradouras logo em 1965/66, a que se foram juntando outras importantes referências internacionais, e que muito contribuíram para que se tornasse uma nome de referência em Portugal.
Capítulo 2: Crescimento e expansão
Em 1976, a Contimetra aceitou o desafio de dar um passo gigante ao instalar o primeiro sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) em Portugal – a sede do Banco Espírito Santo em Lisboa. Este marco histórico representou um salto qualitativo na gestão técnica de edifícios, abrindo caminho para os Sistemas de Gestão Técnica Centralizada (SGTC) hoje conhecidos genericamente por Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios (SACE).
A década de 80 foi marcada pela expansão do grupo, com a abertura da Sistimetra no Porto, consolidando a sua presença nacional e também com a entrada da segunda geração da família nas empresas. A visão do Eng.º Gama Caldas impulsionou a diversificação da Contimetra, numa procura constante de novos mercados, produtos e serviços, contribuindo para um desenvolvimento coerente e consistente do Grupo Contimetra/Sistimetra.
por Contimetra
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº160/161. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt