FUCHS CARE: o conceito português

FUCHS CARE: o conceito português tem potencial de internacionalização

Criado em 2019 pela FUCHS Portugal, o pacote de serviços FUCHS CARE tem tido tanto sucesso que chamou agora à atenção de outras filiais do Grupo.

Parece que a equipa da empresa da Maia pensou mesmo em tudo ao desenvolver os serviços para garantir o bem-estar permanente, a alta performance e a longevidade das emulsões nas máquinas-ferramenta. O facto de melhorar o balanço ambiental, bem como a Higiene e a Segurança no trabalho faz com que os serviços FUCHS CARE sejam uma solução atual e com futuro para as empresas metalúrgicas.

“Temos uma equipa especializada, equipamento de topo e temos um laboratório, o que em Portugal é determinante, já que somos uma das duas empresas de lubrificantes no país com laboratório para lubrificantes”, informa Carlos Braga, Diretor Técnico da FUCHS Portugal. Carlos Braga diz-se muito satisfeito com a boa aceitação do conceito: “Temos cerca de 20 empresas como clientes FUCHS CARE.” A equipa consiste em três pessoas: um técnico de emulsões, um engenheiro mecânico com a função de engenheiro de aplicação, e o gestor de produtos metalworking que é mestre em Ciências Químicas. “Normalmente basta um dia para executarmos o serviço, mas consoante o número de equipamentos, as situações podem alterar. Podemos estar três ou cinco dias num cliente. Temos clientes com 10 máquinas e outros com 100”, informa o técnico de emulsões que se desloca com a carrinha FUCHS CARE para as diferentes empresas. A carrinha especializada transporta vários equipamentos para a execução dos diferentes serviços e tem um guincho que permite ao técnico “fazer sair o aspirador que pesa centenas
de quilos”
, sublinha Carlos Braga.

Este aspirador de superfície é extremamente eficaz para retirar os óleos estranhos”, continua o responsável e explica: “Os óleos estranhos são contaminações inevitáveis das emulsões – que são fluidos solúveis de corte de metais misturados com água. As emulsões podem ser contaminadas por substâncias externas, como os óleos de lubrificação das máquinas-ferramenta, os óleos hidráulicos, os óleos das caixas de engrenagem, os dos guias e barramentos ou até massas lubrificantes. O nosso aspirador consegue retirar esses óleos estranhos das emulsões porque separam-se e ficam à superfície. Esta operação executa-se apenas a nível superficial, o que garante que não existe a remoção da emulsão e que não são criados resíduos para além dos necessários.” Carlos Braga ainda explica a vantagem: “A emulsão limpa tem um valor pH mais estável e fica livre de contaminações que possam potenciar a existência de micro-organismos.” A manutenção regular assegura a boa performance e prolonga a vida útil das emulsões, o que reduz o impacto ambiental. “O serviço FUCHS CARE pode alargar o período de utilização da emulsão, por exemplo, de 6 para 12 meses, o que aumenta a sustentabilidade do sistema e reduz custos. Esta redução de custos é potenciada porque elimina a necessidade de operadores para retirar a emulsão usada, fazer uma emulsão nova e tratar do enchimento, para além de anular os custos de eliminação da emulsão”, explica o Diretor Técnico.

Após cada manutenção, o técnico dos serviços FUCHS CARE prepara e envia um relatório ao cliente, com imagens da emulsão “antes e depois do serviço”. Também é este técnico que recolhe as amostras de emulsões, se necessárias.

Sempre que preciso, o engenheiro de aplicação acompanha o colega aos clientes para prestar todo o suporte técnico. Quanto a situações de emergência, a equipa FUCHS CARE consegue dar resposta de um dia para o outro. “Imaginemos que num cliente foi deixada uma torneira aberta e a emulsão saiu na totalidade do depósito da máquina. Neste caso, podemos deslocar-nos de imediato ao cliente para executar as necessárias ações: preparar a emulsão, limpar o tanque e tratar do enchimento. Ou quando as análises dão um resultado negativo. Neste caso, depois de analisarmos a amostra no nosso laboratório, no dia seguinte, poderemos adicionar um aditivo à emulsão”, informa Carlos Braga e sublinha que geralmente o serviço é regular e que vários clientes contratam o serviço com antecedência para períodos em que a fábrica esteja fechada.

O pacote de serviços FUCHS CARE é uma mais-valia para o setor metalomecânico em Portugal. Será que para outros países também? Em outubro, Carlos Braga apresentou o conceito, que integra os Serviços de Assistência Técnica (SAT) da FUCHS Portugal, a outras filiais FUCHS, dado o interesse do Grupo em alargar o fornecimento de soluções de lubrificação para além da venda dos lubrificantes.

FUCHS LUBRIFICANTES Unip. Lda.
Tel.: +351 229 479 360 · Fax: +351 229 487 735
[email protected] · www.fuchs.com/pt

Translate »