A maneira mais fácil de realizar a manutenção remota ou, em outras palavras: como pode reduzir facilmente e com segurança as intervenções do técnico de serviço em até 60%
A produção contínua está no centro das operações de cada empresa. Se a produção parar, devido a um erro, por exemplo, é necessária uma resposta rápida. Mas e se o especialista da fábrica não estiver no local? Graças à digitalização, as palavras mágicas neste caso são “manutenção remota”. As estimativas pressupõem que até 60% dos erros podem ser resolvidos ou, pelo menos, suportados por acesso remoto. Não ter que enviar um técnico de serviço pode significar uma economia de 1000 euros ou mais. No entanto, a manutenção remota não é importante apenas para analisar e corrigir erros: ela também é benéfica para configurar e manter a instalação, bem como para realizar trabalhos de otimização. O serviço de acesso remoto u-link da Weidmüller oferece um sistema fácil de instalar, configurar e gerir – e garante um alto nível de segurança em todos os momentos.
Otimize as capacidades dos especialistas e reduza os tempos de inatividade
Novas tecnologias, digitalização e requisitos crescentes do cliente levam a produtos cada vez mais complexos. Para poder produzi-los de forma competitiva no mercado mundial globalizado, as instalações de produção, os edifícios e até a geração de energia estão a tornar-se cada vez mais inteligentes e interligados. A combinação de tecnologias significa que estão mais pessoas envolvidas em projetos e tornando-se cada vez mais especializadas. Isso significa que as capacidades dos funcionários são limitadas. Durante a configuração inicial, em caso de mau funcionamento ou num trabalho de otimização das instalações, os funcionários de serviço devem estar presentes no local para cobrir as suas respetivas áreas de especialização. No entanto, muitas vezes não conseguem trabalhar noutros projetos simultaneamente. A disponibilidade dos especialistas, bem como as viagens necessárias até a fábrica, custam tempo e dinheiro. Isso resulta em longos períodos de inatividade, altos custos e clientes insatisfeitos.
Assistência remota
Para enfrentar os desafios acima, as empresas estão cada vez mais a direcionar-se para aplicações de acesso remoto. O acesso remoto permite que uma empresa aceda a um computador ou rede remotamente através de uma conexão de rede – a uma escala mundial, além das fronteiras nacionais. Isso permite que os utilizadores acedam aos sistemas de que precisam, mesmo que não possam estabelecer fisicamente uma conexão direta. Noutras palavras, os utilizadores acedem aos sistemas remotamente através de uma conexão de telecomunicações ou Internet. As viagens demoradas não são mais necessárias, os defeitos podem ser corrigidos de forma rápida e fácil, o que reduz os tempos de paragem e as otimizações da fábrica podem ser realizadas com facilidade.
Fundamentos do sistema
Além dos altos padrões de segurança, a usabilidade e flexibilidade do sistema de acesso remoto também são importantes. Deve ser possível realizar a configuração de forma fácil e independente. Idealmente, o sistema oferece uma visão geral clara da fábrica e a conexão é estabelecida com um único clique do rato. Os dispositivos de acesso remoto são conectados simplesmente inserindo um código. O u-link ganha pontos com a sua facilidade de utilização, pois a administração de todo o sistema é extremamente clara e pode ser realizada pelos próprios utilizadores sem a necessidade de conhecimentos de TI aprofundados.
Ao usar soluções de manutenção remota, é de particular importância ser capaz de trabalhar com eficiência com o sistema: deve ser possível configurar e desconectar as conexões rapidamente. Além disso, a alternância entre dispositivos diferentes deve ser rápida, para citar apenas dois dos critérios essenciais.
Deve ser dada uma atenção especial à segurança do sistema, já que o acesso remoto é sempre forma uma interface com o mundo externo. A conta deve ter recursos de segurança suficientes, como autenticação de dois fatores, proteção de força bruta e uma política de senha. Os dispositivos devem autenticar-se utilizando certificados com um comprimento de chave suficiente, por exemplo, certificados X.509 com comprimento de chave de 2048 bits, e a comunicação deve ser enviada apenas por portas conhecidas, como 443. Dependendo dos requisitos do utilizador, outros recursos do sistema de manutenção remota desempenham um papel especial, como gestão de utilizador detalhada com administração da organização, gestão de firmware e restrições de acesso adicionais.
A opinião de que operar um sistema de acesso remoto na nuvem é inseguro está agora desatualizada e os benefícios são claros. Não há necessidade de comprar e manter um servidor, não é necessário nenhum endereço IP público e acessível externamente e os sistemas são projetados para serem altamente disponíveis e redundantes. Os patches de segurança e função são aplicados automaticamente e a configuração é muito mais fácil.
Serviço simplificado e seguro – como funciona
Com a ferramenta de acesso remoto u-link, a Weidmüller oferece um serviço de acesso remoto seguro que é particularmente fácil e intuitivo de usar. O u-link permite a gestão eficiente das instalações de produção e também dos utilizadores. A interface intuitiva do u-link pode ser facilmente configurada para corresponder ao sistema e rapidamente personalizada para responder a requisitos específicos de projeto. A Weidmüller dá atenção especial aos padrões de segurança, que são projetados de acordo com as recomendações do “Federal Office for Information Security“. Não é incomum que fornecedores de soluções de manutenção remota terceirizem o seu armazenamento em nuvem para países cujas leis de proteção de dados não cumprem aos padrões alemães. No entanto, todos os servidores acedidos pelo u-link estão localizados na Europa Ocidental e cumprem todos os padrões de segurança relevantes. Com o conceito do u-link, cada cliente recebe a sua própria instância do u-link, o que impede que terceiros acedam à instalação fabril. Além do mais, a Weidmüller é atualmente o único fornecedor que pode estabelecer uma conexão VPN segura com a China.
Aceda com um único clique
Configuração rápida e utilização eficaz são alguns dos aspetos mais importantes de uma solução de acesso remoto. Para o utilizador, o acesso remoto com u-link significa que uma conexão é estabelecida com um único clique. São executadas várias etapas em segundo plano: é instalado um cliente VPN no computador do técnico de serviço, através do qual é estabelecida uma conexão de saída segura para um servidor do ponto de encontro ou servidor na nuvem (etapa 1). Começando com um router de segurança industrial ou outros produtos Weidmüller com capacidade de u-link, é também configurado um túnel VPN para um servidor na nuvem (etapa 2). Ambos os túneis agora estão conectados internamente (etapa 3). Tudo feito! O PC está agora conectado à rede virtualmente, como se estivesse conectado localmente através de um cabo Ethernet.
Em caso de mau funcionamento, o operador do sistema pode decidir se e quando o técnico de serviço pode aceder a máquina. Depois de o técnico de serviço fazer logon no portal u-link, ele poderá ver qual o router de segurança industrial que estabeleceu uma conexão VPN com o servidor do ponto de encontro. O técnico pode agora conectar-se ao router e visualizar a visualização da fábrica e os parâmetros do controlo. Por exemplo, eles podem reconhecer rapidamente em qual seção do programa a máquina falhou. O acesso remoto reduz significativamente o tempo entre relatar um erro à equipa de serviço e reiniciar a máquina. As atualizações regulares da máquina também podem ser executadas por padrão através do serviço de acesso remoto u-link.
Administração e configuração simples
A administração de um sistema de manutenção remota é responsável pela maior parte do trabalho posterior envolvido. Portanto, é ainda mais importante que muitas ações, como a criação de um novo utilizador, possam ser realizadas de forma independente durante a configuração. A administração simples do u-link ganha pontos através da gestão de utilizadores e direitos: o u-link gere utilizadores, grupos e os seus direitos de acesso de acordo com especificações individuais. Isso significa que o acesso também pode ser concedido ao cliente final ou fornecedor, com a segurança de saber que só podem realizar ações que sejam relevantes para eles. O trabalho de administração também inclui gestão de firmware. Essas atualizações incluem geralmente atualizações de segurança para cada dispositivo instalado. No entanto, realizar atualizações manuais para centenas de dispositivos leva muito tempo. Com a gestão de firmware do u-link, os status atuais do firmware são exibidos claramente e é oferecido um método seguro para atualizá-los automaticamente e individualmente num ponto definido. Graças ao painel de conexão do u-link, o utilizador tem uma ferramenta de diagnóstico inteligente à sua disposição. No caso de um erro devido a um endereço IP alterado, um cabo Ethernet puxado, má receção ou uma nova regra de firewall, por exemplo, a causa do erro pode ser rapidamente determinada através da avaliação da conexão. As avaliações das conexões são um componente elementar de uma boa solução. Além de diagnósticos, isso também permite novos modelos de negócios através de faturação por segundo de tempos de serviço para o cliente.
Conheça os primeiros passos do serviço de acesso remoto u-link
Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871
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