Revista Manutenção

Manter os locais de trabalho saudáveis e seguros

Manter os locais de trabalho saudáveis e seguros

O tópico dos locais de trabalho saudáveis e seguros, em particular, passou a ser uma das principais preocupações de qualquer pessoa que queira ou precise de voltar a um escritório.

Para além de tudo, estas preocupações têm de caber numa definição totalmente nova do que significa ser saudável e seguro. Temos agora um conjunto renovado de critérios de gestão do espaço e de qualidade do ar que há que ter em conta, monitorizar e gerir.

Os alicerces dos edifícios inteligentes não mudaram. Os locais de trabalho continuam a necessitar de se focar na sustentabilidade, na eficiência energética e no conforto. No entanto, as medidas e tolerâncias específicas relacionadas com o bem-estar dos seus ocupantes estão claramente mais articuladas, e exigem uma maior atenção ao detalhe do aquelas que considerávamos como melhores práticas até há bem poucos meses.

Orientações do programa Arc Re-Entry

A pandemia de Covid-19 colocou o tópico da saúde e segurança dos ocupantes dos edifícios no topo das considerações de qualquer pessoa que trabalhe num escritório.

Tiveram de ser desenvolvidas novas políticas e procedimentos para o controlo de infeções; organizações como a ASHRAE recomendam modificar os métodos de operação e monitorização da qualidade do ar interior; e, de forma geral, tornou-se essencial que os trabalhadores possam expressar os seus níveis de conforto e confiança na forma como estas novas práticas estão a ser implementadas.

Em resposta a isto, a organização Green Building Certification Inc. (GBCI) – criadora da certificação em Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED, na sua sigla em inglês) e outras – e a sua empresa associada, Arc Skoru, aproveitaram a sua plataforma de relatórios digitais e desenvolveram um conjunto de critérios para orientar e medir a eficácia das melhores práticas e implementações de segurança no local de trabalho.

Conhecido como Arc Re-Entry, este programa serve como guia para:

  1. Documentar e comparar políticas e procedimentos para o controlo de infeções;
  2. Recolher e analisar as experiências relacionadas dos ocupantes;
  3. Medir e monitorizar a qualidade do ar interior, com foco nas medidas e nas concentrações de partículas.

O resultado é uma classificação de desempenho de que as equipas de gestão de instalações podem tirar partido, de forma a canalizar os seus esforços para a melhoria contínua da infraestrutura do local de trabalho. Globalmente, o programa é simples, eficaz e fundamentalmente impulsionado por dados.

Na Schneider Electric, enquanto parceiros desta iniciativa de Arc Integration, desenvolvemos e documentámos um método para que os utilizadores do EcoStruxure Building Operation (EBO) possam ligar-se e participar no programa Arc Re-Entry, aproveitando a nossa plataforma Schneider Electric Exchange para a gestão de dados e a ligação com o seu edifício inteligente.

A nota de utilização explica em maior detalhe como funciona o programa e faculta os métodos que as nossas equipas de Serviços BMS e os nossos parceiros EcoXpert podem seguir para conectar as instalações EcoStruxure Building Operation novas e existentes ao Arc.

Gerir rapidamente as mudanças de prioridades na infraestrutura dos locais de trabalho através de parcerias

Para nós, a capacidade de adaptar-nos rapidamente a esta alteração de prioridades é um benefício da nossa dedicação aos sistemas abertos de gestão de edifícios. Tal é também complementado pelo nosso ecossistema de parceiros para a área de edifícios inteligentes, que está em constante expansão.

Recomendo vivamente que entre em contacto com a equipa local de Edifícios Inteligentes da Schneider Electric, ou com um dos nossos Parceiros EcoXpert BMS, para saber mais sobre como tornar o seu local de trabalho mais saudável e seguro.

Visite o nosso website #BuildingsOfTheFuture para descobrir mais informações sobre as soluções da Schneider Electric para edifícios saudáveis, ou descarregue o nosso white paper sobre como assegurar a saúde dos ocupantes de edifícios, que apresenta as principais descobertas de um estudo global sobre 21 edifícios de escritórios.

Rúben Molina
Digital Buildings Marketing & Business Development

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt

Fonte da imagem em destaque: Arc Re-Entry