Revista Manutenção

Ferry norueguês eletrificado com baterias de carga ultrarrápida da Siemens

Ferry norueguês eletrificado com baterias de carga ultrarrápida da Siemens

A rota do ferry Moss-Horten, a maior da Noruega, passará a operar com energia elétrica a partir de 2021…

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A rota do ferry Moss-Horten, a maior da Noruega, passará a operar com energia elétrica a partir de 2021, graças às novas baterias desenvolvidas pela Siemens e que são consideradas como as baterias mais potentes para uma operação totalmente elétrica e do maior conjunto de baterias alguma vez fornecido para um ferry norueguês com esta dimensão. As baterias Siemens, refrigeradas a água destacam-se por ter potências de carga recorde, ajudando a reduzir tanto o custo das baterias, como as emissões de CO2.

O projeto da Siemens inclui um sistema de armazenamento de energia com baterias de 4,3 MW e um sistema de gestão de energia, que funcionarão a bordo do novo ferry a partir de janeiro de 2021. A Siemens fornecerá também a infraestrutura de carga que permitirá fazer um carregamento ultrarrápido enquanto o ferry estiver atracado, requerendo uma ligação ao cais em alta tensão e uma potência até 7,2 MW. Inicialmente, o ferry funcionará cerca de 65% do tempo com energia elétrica, uma vez que, de momento, apenas existem instalações de carregamento num dos lados do percurso, na cidade de Horten. Assim que as instalações de carregamento em Moss ficarem prontas, o ferry passará a operar 100% a energia elétrica.

Comparada com um ferry convencional, a versão elétrica alimentada por baterias economiza o equivalente às emissões de CO2 de 3400 carros novos a gasolina. Estes cálculos foram feitos pela Enova e pelo Bastø Fosen, e são baseados numa média anual de 12 140 km percorridos (dados do Instituto de Estatísticas da Noruega) e uma média de emissões de gases com efeito de estufa de 94 gramas por km percorrido, por automóveis a gasolina vendidos em 2018. Os levantamentos feitos pela Siemens indicam que existem, mundialmente, cerca de 2300 ferries, dos quais 1300 têm mais de 25 anos. Assumindo que tanto o padrão operacional, como o tamanho destes ferries são similares aos ferries noruegueses, a conversão destas embarcações em energia elétrica eliminaria a utilização de 1,3 milhões de toneladas de gasóleo, reduzindo as emissões de CO2 em quase 4 milhões de toneladas métricas.