Um dos principais fatores que contribuem para o desperdício de energia são as fugas: tanto nos sistemas de ar comprimido como nos purgadores de vapor. Os instrumentos de inspeção por ultrassons podem detetar facilmente estas fugas, conduzindo a potenciais poupanças de energia.
Deteção de fugas de ar comprimido com tecnologia de ultrassons
Ao contrário do que alguns possam pensar, o ar comprimido não é gratuito. De facto, estima-se que mais de 50% de todos os sistemas de ar comprimido possuem problemas de eficiência energética que devem ser corrigidos. Estas perdas podem ser bastante dispendiosas. Cerca de 30% de todo o ar comprimido industrial é normalmente perdido devido a fugas, resultando em enormes perdas. Uma fuga de apenas 1 cm pode custar a uma fábrica mais de 15 000€ por ano, se não for detetada.
Os instrumentos de inspeção por ultrassons detetam o fluxo turbulento produzido à medida que o ar comprimido se move do lado de alta pressão para o lado de baixa pressão de uma fuga. Utilizando as caraterísticas dos ultrassons, a localização de fugas é rápida e fácil devido:
- À direccionalidade das ondas sonoras, que facilita a localização da fonte;
- À intensidade do sinal, que quanto mais perto estiver, mais som deteta;
- À frequência fixa, o que eficazmente torna a sua localização possível, mesmo em ambientes industriais ruidosos.
Utilizando um instrumento de inspeção por ultrassons, é possível implementar um estudo de deteção de fugas de ar. As fugas de ar comprimido podem surgir em qualquer altura, mas ao dispor de um sistema concebido para as identificar antes de se tornarem um problema grande, pode poupar tempo, dinheiro e energia.
Relatório e documentação de inspeções de fugas de ar comprimido
Para além da reparação das fugas, o sucesso da inspeção depende em grande medida da elaboração de relatórios e documentação adequados. Os relatórios podem ser criados facilmente utilizando software especializado, como o Ultratrend DMS da UE Systems, ou uma aplicação móvel, como a aplicação LeakSurvey.
O custo das fugas de ar comprimido baseia-se:
- no nível de decibéis após a localização da fuga;
- no custo por quilowatt-hora (kWh) de eletricidade;
- e na pressão no local da fuga.
Vários estudos independentes compararam o relatório de um estudo de fugas utilizando tecnologia de ultrassons com as poupanças de energia reais, e verificou-se que um estudo de fugas por ultrassons pode-se traduzir em poupanças reais de aproximadamente 20%. Assim, quando feito corretamente, um estudo de fugas de ar comprimido por ultrassons pode ter um retorno tremendo num curto período de tempo.

Inspeção de purgadores de vapor com tecnologia de ultrassons
As fugas de vapor estão também entre os problemas mais dispendiosos e de maior desperdício encontrados em fábricas. De facto, as fugas nos purgadores de vapor podem aumentar as despesas de funcionamento em até 33%. Por esta razão, os programas de conservação de energia devem começar com uma auditoria aos purgadores de vapor. Mesmo a mais pequena fuga num purgador de vapor pode custar até 7000€ por ano.
O teste de purgadores de vapor com tecnologia de ultrassons é uma aplicação que analisa anormalidades de estrutura ou de contacto. É necessário o contacto físico entre o purgador de vapor e o instrumento de ultrassons para “ouvir” o desempenho do purgador de vapor. Se utilizar um instrumento de ultrassons que disponha de sintonização de frequência, ajuste a frequência para a definição recomendada de 25 kHz. Independentemente do tipo de purgador, a colocação do módulo de contacto ou do módulo de estetoscópio no instrumento de ultrassons será sempre no orifício de descarga do purgador. A turbulência é criada no lado de saída do purgador quando este liberta condensação. Por isso, a colocação da sonda de contacto será sempre no lado do orifício de descarga. Uma vez estabelecido o contacto, ajuste a sensibilidade/volume no instrumento até que o som do purgador possa ser ouvido.
UE Systems Europa
Tel.: +31 546 725 125
info@uesystems.eu · www.uesystems.eu
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº164/165. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Tecnologia de ultrassons na Manutenção 4.0 e manutenção preditiva” da edição 162 da revista Manutenção;
- Artigo “O uso de ultrassons na deteção de descargas elétricas de forma não invasiva” da edição 148 da revista Manutenção;
- Artigo “O papel dos ultrassons na gestão de ativos e manutenção preditiva” da edição 153 da revista Manutenção;
- Artigo “Ultrassons e análise de vibração: dois elementos-chave da manutenção preditiva” da edição 150/151 da revista Manutenção;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Diferenças entre ruído de vizinhança, de atividade e ambiental
-
Ajuda humanitária pela Atlas Copco: cheias em Itália
-
Importância da formação no âmbito da segurança dos equipamentos de trabalho
-
Posso utilizar a minha máquina sem qualquer lubrificação?
-
Routers industriais para edge computing na Bresimar