poupança de

Poupança de energia elétrica na Indústria

A energia é um elemento chave em qualquer atividade, pois é necessária tanto para os processos industriais como para as atividades auxiliares.

Quando se trata de poupança de energia na indústria, os valores são consideravelmente elevados. Desta forma, o uso eficiente de energia pode levar a poupanças significativas para as empresas.

A energia é um elemento chave em qualquer atividade, pois é necessária tanto para os processos industriais como para as atividades auxiliares. Para a gestão adequada da energia de uma instalação industrial, é necessário conhecer o consumo das instalações, com o objetivo de ter os dados mais exaustivos para a elaboração de um plano de poupança de energia.

Cada empresa tem necessidades específicas de energia, uma vez que os recursos podem ser consumidos de maneiras diferentes. Portanto, os planos de ação podem variar significativamente, dependendo do tipo de organização. Em qualquer caso, existem medidas de poupança de energia que habitualmente se repetem e se realizam nas diferentes instalações industriais.

Poupar energia na indústria. Principais medidas de poupança

  • Desenhar instalações industriais com clarabóias que permitam aproveitar a iluminação natural;
  • Ajustar a iluminação ao trabalho necessário e adaptar a iluminação de acordo com as divisões. As zonas de passagem não precisam de tanta iluminação como os locais de trabalho;
  • Substituir as lâmpadas e usar tecnologias com maior eficiência na iluminação;
  • Usar sistemas de aproveitamento da luz do dia, detetores de presença e programação horária;
  • Melhorar o isolamento e manter todas as janelas e portas em boas condições. Isolar adequadamente tubos e depósitos que contenham fluidos quentes ou frios;
  • Usar painéis solares para gerar água quente que pode ser usada em certos processos industriais. Também pode ser utilizado para aquecimento e climatização de escritórios através de máquinas de absorção;
  • Rever o funcionamento do equipamento e substituir equipamentos obsoletos por outros de melhor desempenho, menor consumo e maior eficiência energética;
  • Poupar na conta de luz. As melhorias relacionadas com a fatura de energia podem ser: a escolha da tarifa de energia mais adequada, ajuste da potência contratada ou até da correção de energia reativa;
  • Compensar a energia reativa. A energia reativa pode ser compensada com a instalação de baterias de condensadores. Desta forma, o valor da conta de luz é reduzido, a potência disponível é aumentada, o uso dos cabos elétricos é reduzido, assim como as perdas elétricas.

Benefícios associados à melhoria da eficiência energética nas empresas

Os sistemas de gestão energética nas empresas trazem inúmeros benefícios na utilização da energia, no seu consumo eficiente e nos custos financeiros associados, na redução das emissões de gases com efeito de estufa, na utilização adequada dos recursos naturais, bem como no fomento de energias alternativas e renováveis.

Por sua vez, a monitorização energética adquire um papel importante nos planos de gestão energética das empresas, de forma a analisar, medir e responder a desvios de desempenho energético.

Os sistemas de monitorização e gestão de energia oferecem diversos benefícios para as empresas:

  • Consumo de energia eficiente;
  • Redução do impacto das alterações climáticas;
  • Uso adequado dos recursos naturais;
  • Imagem de compromisso com o desenvolvimento energético sustentável;
  • Conformidade com os requisitos legais;
  • Contar com informações relevantes sobre o consumo da empresa;
  • Poupança importante na conta de eletricidade

Algumas das medidas propostas para poupar energia no setor são facilmente aplicáveis ​​a qualquer tipo de empresa. Os resultados são vistos claramente na conta de energia após a sua implementação. No entanto, para fazer um plano completo de eficiência energética e uma monitorização adequada desse plano, será necessário utilizar um sistema de monitorização de energia.