A indústria está sob tremenda pressão para mudar. Como está a indústria a progredir em direção à produção inteligente? Como podemos passar da gestão de crises para a transformação a longo prazo em termos de energia, eficiência e sustentabilidade? Como podemos acelerar a tão necessária expansão das infraestruturas? Como é que as empresas estão a combater a escassez de trabalhadores qualificados? Rittal, Eplan, Cideon e German Edge Cloud discutirão estas questões com os visitantes da Feira Industrial de Hannover, mostrando como a experiência pode ser usada para criar soluções abrangentes nos ecossistemas relevantes.
“A transformação digital das fábricas, um abastecimento de energia seguro e economicamente viável a longo prazo e o estabelecimento, medição e redução das pegadas de carbono dos produtos industriais são grandes desafios que não podem ser resolvidos isoladamente”, diz Markus Asch, CEO da Rittal International e da Rittal Software Systems: “É necessária inovação que vá além de produtos e soluções. Precisamos entender os vários processos que envolvem as cadeias de valor dos nossos clientes, considerar novos ecossistemas e desenvolver soluções abrangentes. Estamos convencidos de que isto só é possível através da padronização. A Feira de Hanôver é o fórum de diálogo de todas as indústrias sobre este assunto.”
Gémeos digitais para produção inteligente e gestão de energia
Uma coisa é clara, as empresas industriais estão a avançar para uma produção inteligente. É necessária uma produção económica com processos altamente automatizados e eficientes. Ao mesmo tempo, isto deve ser gerido de uma forma eficiente do ponto de vista energético e com soluções flexíveis que possam ser adaptadas às necessidades individuais dos clientes. E tudo isto num contexto de escassez de trabalhadores qualificados. “Hoje em dia, inovação real e genuína significa simplesmente tornar o desempenho geral do cliente mais eficiente e bem-sucedido”, diz o Markus Asch: “Se não pensarmos mais em termos de produtos e soluções, mas sim em termos de otimização de processos, só podemos fazê-lo combinando inteligentemente hardware e software.”
por Rittal Portugal
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº156/157. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Manutenção Inteligente” da edição 150/151 da revista Manutenção;