Revista Manutenção

Modernizar os equipamentos instalados

Modernizar os equipamentos instalados para reduzir perdas de negócio

Um estudo realizado pela Sociedade Internacional de Automação (ISA) concluiu que o custo anual do tempo de inatividade na indústria transformadora é de 650 mil milhões de dólares. E se este número ainda não for argumento suficiente para o convencer, há diversos outros fatores que podemos explorar. Conheça-os aqui!

É frequente que encontremos mil razões para adiar a atualização dos equipamentos e sistemas instalados – apesar de sabermos que será uma grande melhoria a longo prazo – porque há sempre algo que nos parece mais prioritário. Na realidade, adiar a manutenção e a modernização pode acabar por sair-nos muito caro: um estudo realizado pela Sociedade Internacional de Automação (ISA) concluiu que o custo anual do tempo de inatividade na indústria transformadora é de 650 mil milhões de dólares. E se este número ainda não for argumento suficiente para o convencer, há diversos outros fatores que podemos explorar.

Segurança

Melhorar uma instalação potencialmente insegura traz vantagens não só a curto prazo, como no futuro. Quer seja a atualização de um equipamento, ou algo tão simples como a atualização de um processo, o investimento para manter a proteção tanto da instalação, como dos colaboradores, representa um benefício imediato, mas que se prolongará no tempo.

Uma forma de melhorar a segurança é implementar medidas proativas para evitar que os interruptores elétricos falhem, o que é mais provável que aconteça com equipamentos antigos. A sua falha pode provocar lesões graves nos colaboradores e no próprio equipamento. Seguir as práticas de manutenção recomendadas é uma forma importante de manter o equipamento a funcionar da forma mais segura – por exemplo, a manutenção periódica permite que os colaboradores estejam atentos aos sinais reveladores de deterioração, evitando assim falhas imprevistas, através da atualização ou substituição atempada dos comutadores mais antigos.

Redução de custos

Devemos ter em conta que, de forma geral, é sempre mais económico e rentável abordar as deficiências de um sistema antes que ele falhe, do que atuar de forma reativa quando isso acontece. O custo básico da substituição de uma peça ou equipamento pode ser o mesmo, mas os custos de enfrentar uma falha inesperada podem disparar rapidamente. Para além disso, muitas vezes modernizar – ao invés de substituir – os interruptores elétricos existentes pode poupar também gastos com equipamentos físicos, tempo e mão-de-obra.

Vida útil dos interruptores

Os equipamentos modernos de distribuição elétrica são concebidos para serem resistentes e duradouros, oferecendo um desempenho seguro e sem falhas. Mas mesmo o melhor equipamento não dura para sempre: a maioria dos equipamentos de comutação em serviço têm uma esperança de vida útil entre 10 e 30 anos. Ao mesmo tempo, tanto os padrões do setor como as ofertas tecnológicas continuam a evoluir – assim sendo, a cada ano que passa o sistema de distribuição elétrica instalado aproxima-se mais da obsolescência funcional. Modernizar os equipamentos de distribuição elétrica antes de ser necessário é uma forma de assegurar um fornecimento contínuo e fiável de energia em todas as instalações.

Exemplos reais

A vasta experiência da Schneider Electric nesta área permite-nos destacar 3 casos reais, de diferentes setores e geografias, em que se demonstram perfeitamente os benefícios de atualizar o equipamento instalado.

O primeiro ocorre na Índia, onde um fabricante de indústria pesada modernizou a sua subestação de transformadores e assim conseguiu: melhorar a disponibilidade da energia, cumprir com as restrições orçamentais, reduzir ao mínimo o tempo de inatividade e proporcionar uma supervisão contínua dos ativos críticos. A solução incluiu a instalação de mais de uma dezena de sensores de temperatura e humidade dentro do cubículo do transformador e na subestação, bem como sensores de temperatura nas conexões do transformador. Adicionar estas características digitais à instalação existente, melhorou a manutenção das operações, ao mesmo tempo que permitiu prolongar a vida útil do equipamento e proporcionar uma maior fiabilidade.

Já no México, uma fábrica de automóveis modernizou diversos aspetos do seu sistema de distribuição elétrica para: garantir a segurança dos trabalhadores, cumprir as normas globais da empresa e os códigos locais, melhorar a capacidade técnica para enfrentar falhas inesperadas e compensar a falta de apoio especializado dos fornecedores locais. A solução proporcionada pela Schneider Electric incluiu serviços de gestão, engenharia, instalação, supervisão, comissionamento e diagnóstico. Para além disso, a formação foi adaptada às necessidades específicas dos colaboradores da fábrica.

Finalmente, viajamos até Marrocos, onde uma empresa do setor mineiro decidiu modernizar o seu interruptor automático a óleo, instalado há mais de 30 anos, para conseguir um maior rendimento da capacidade de interrupção. A empresa queria, também, poder manter a mesma frota de camiões mineiros. Assim sendo, a Schneider Electric instalou novos painéis com os interruptores adequados, incluindo quatro camiões mineiros e interruptores adaptados para alcançar os níveis de potência esperados, solução totalmente compatível com toda a instalação e pronta para arrancar de forma imediata.

Tomar decisões complexas

Como podemos saber se o melhor para a empresa é a modernização ou a substituição? E como saber qual é a altura certa para o fazer? Estas podem ser decisões difíceis, em parte porque as prioridades de cada empresa são diferentes. É, por isso, indispensável que possam contar com ferramentas que proporcionem consultoria sobre qual a melhor solução em cada caso – e com fornecedores e parceiros de excelência, para ajudar na tomada de diversos tipos de decisões com esta importância.

Os benefícios de uma estratégia de serviços de Manutenção adequada

João Cruz
Iberian Secure Power & Field Services Business Development Director

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt

Translate »