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Instalações críticas: “telemedicina” para os equipamentos elétricos

Suponhamos que está a ter problemas com o equipamento de distribuição elétrica do seu edifício, e que ninguém no local sabe resolvê-los. Qual é o passo seguinte?

Os gestores de instalações críticas como um hospital ou um Data Center enfrentam desafios únicos.

Mais do que nunca, ao estarem focados em serviços essenciais como o desenvolvimento de vacinas ou o apoio a uma procura sem precedentes por conetividade, deixa pouco tempo para a manutenção dos sistemas e “check-ups” de rotina ao equipamento elétrico. No entanto, se este último lhe falhar, irá sentir o impacto de imediato.

A boa notícia é que parceiros de serviços como a Schneider Electric podem ajudar a sua empresa a prevenir tempos de paragem não planeados, sem que seja necessária uma visita ao local, recorrendo a serviços remotos.

“Telemedicina” para os seus sistemas elétricos

Suponhamos que está a ter problemas com o equipamento de distribuição elétrica do seu edifício, e que ninguém no local sabe resolvê-los. Qual é o passo seguinte?

A primeira coisa que muitos gestores de instalações fariam seria contactar um fornecedor de serviços de manutenção para prestar apoio no local. No entanto, pode demorar dois ou mais dias para que os técnicos de assistência cheguem – e isto é demasiado tempo para a maioria das instalações críticas, onde o tempo é essencial e os períodos de inatividade podem sair caros.

Mas há uma solução mais fácil e rápida.

Em vez de esperar que a ajuda chegue ao local, pode agora utilizar ferramentas seguras de acesso remoto, como o Remote Expertise™, para obter apoio especializado por parte de um técnico no espaço de minutos. O serviço é semelhante a uma teleconsulta que um paciente agendaria com um médico para discutir as suas necessidades de saúde. Apenas, nestas circunstâncias, o diálogo remoto ocorreria com um técnico com experiência em solucionar os problemas de sistemas elétricos “doentes”.

Uma solução remota e rápida em caso de falhas de equipamento

Trabalhar com um especialista de forma remota é um processo simples, quer precise de resolver as falhas comuns de disjuntores ou danos mais complexos nos equipamentos.

Durante a primeira chamada, descreverá o seu problema a um representante da equipa de assistência, que depois transmite as suas notas a um técnico experiente. Esse técnico recebe o pedido e entra em contacto consigo, por videochamada, na hora seguinte, utilizando uma solução de software com realidade aumentada. Com este software, o especialista ao ver o equipamento danificado ou inoperável, diagnostica e recomenda ações para resolver o problema e colocar os sistemas novamente em funcionamento.

Aumentar a resiliência com manutenção preventiva

Os serviços remotos não são apenas para emergências. Os gestores de instalações podem também contactar um técnico, utilizando o mesmo software com realidade aumentada, para receber recomendações de manutenção preventiva, como uma avaliação remota de Modernização, Desempenho e Segurança (MPS, nas suas siglas em inglês).

Para esta avaliação em particular, um engenheiro de serviços analisa o equipamento elétrico da sua instalação e oferece sugestões para melhorar o sistema e a saúde dos componentes. Munido desta informação, poderá então trabalhar na criação de um plano para os equipamentos que possam precisar de reparação ou atualização.

Dispor de um plano permite-lhe orçamentar custos antes do tempo e evitar os efeitos negativos das interrupções não planeadas causadas pelo envelhecimento dos equipamentos, ou problemas de disponibilidade das peças.

Assegurar ativos saudáveis 24/7

Durante estes tempos diferentes que vivemos, em que cada minuto de tempo de atividade importa mais do que nunca, os gestores de instalações críticas precisam de um sistema de apoio que assegure um equipamento elétrico otimizado. Nós podemos ajudar.

Os Serviços da Schneider Electric disponibilizam planos de manutenção preventiva e de reparação. Com um contrato de serviços, terá prioridade nos tempos de resposta, custos fixos e descontos em peças e mão-de-obra. Para além disso, podemos ligar-nos aos seus ativos mais críticos através de uma monitorização 24/7 baseada na Cloud, para que disponha de uma assistência rápida sem necessidade de uma visita ao local.

Explore as nossas opções de Planos de Serviços conectados.

Gabriel Longo
Secure Power & Field Services Sales Manager
Schneider Electric