Através das suas Lifetime Solutions, a Schaeffler apresentou a sua vasta gama de produtos, serviços e soluções nas áreas da montagem, condition monitoring e remanufatura de rolamentos. O foco centra-se nos serviços para clientes que pretendam assegurar a capacidade funcional e aumentar a duração de vida útil dos seus rolamentos e máquinas.
“As equipas de manutenção enfrentam uma grande variedade de desafios para assegurar o funcionamento contínuo e sem contratempos das suas máquinas”, disse Sebastian Mergler, responsável de Product Marketing Schaeffler Lifetime Solutions, e acrescentou: “A digitalização e a inteligência artificial são ferramentas importantes para a manutenção moderna, mas os nossos clientes continuam a querer ter um parceiro ‘real’ ao seu lado. Por este motivo, apresentamos o nosso amplo portefólio de serviços e concentramo-nos numa combinação de soluções digitais e de assessoria pessoal com o nosso Virtual Fitter, por exemplo”.
Novo serviço de montagem remota para trabalhos de manutenção
Entre 10 e 20% de todas as falhas dos rolamentos são causadas por operações de montagem e desmontagem incorretas, pelo que é essencial uma manutenção rigorosa. Por este motivo, a Schaeffler integrou o Virtual Fitter no seu portefólio de serviços de montagem no final de 2023. Com a ajuda de
óculos de realidade aumentada, os especialistas mundiais da Schaeffler podem prestar assistência na montagem de rolamentos em tempo real, sem que seja necessária a sua presença na instalação. Em caso de necessidade, os clientes podem decidir se desejam utilizar o serviço de montagem remoto em vez dos serviços prestados nas suas instalações; recebem imediatamente por empréstimo uns óculos de realidade aumentada, que podem usar durante a inspeção da sua máquina.
Um técnico de montagem da Schaeffler receberá uma imagem completa do estado da máquina através de uma transmissão em direto e poderá dar instruções específicas e mostrar informação importante no campo de visão do cliente. O serviço de montagem remoto permite poupar até 50% dos custos em comparação com um serviço prestado nas instalações do cliente e permite uma transferência de conhecimentos de forma mais rápida.
As soluções de ECO-Adapt completam a gama OPTIME
No seu stand da feira, a Schaeffler apresentou também a gama de produtos ECO-Adapt, que permite que os clientes monitorizem os seus acionamentos elétricos e o seu consumo energético. Além do OPTIME condition monitoring, que facilita uma manutenção preditiva baseada na análise de sinais de dados de vibração e temperatura, o produto PredictAdapt disponibiliza informação relacionada com o estado com base na análise de sinais elétricos. Deste modo, a Schaeffler ampliou o seu portefólio de serviços de monitorização para integrar a monitorização do estado elétrico e minimizar o risco de avaria dos componentes elétricos. Além disso, o PowerAdapt disponibiliza informação sobre o consumo elétrico, não só em máquinas elétricas rotativas.
Manutenção sustentável e rentável graças à remanufatura
O estado dos rolamentos tem uma influência significativa em todo o processo de produção, pelo que as soluções de condition monitoring desempenham um papel crucial. No stand da feira, os visitantes interessados obtiveram informação sobre os serviços que os especialistas da Schaeffler prestam no domínio do condition monitoring, desde o diagnóstico remoto, até à determinação da causa dos problemas das máquinas recorrendo a diversos métodos de medição diretamente na máquina, assim como à endoscopia.
Os visitantes do stand puderam também informar-se sobre as muitas vantagens do recondicionamento
de rolamentos através dos serviços de remanufatura. A remanufatura dos rolamentos existentes permite reduzir as emissões de CO2 em até 95% em comparação com os rolamentos novos, assim com poupar material e energia. Além disso, permite alcançar um elevado grau de flexibilidade, uma vez que é possível conseguir prazos de entrega mais curtos. Andreas Krieg, Product Manager Schaeffler Remanufacturing Services, falou sobre estas e outras vantagens numa apresentação sobre a remanufatura de rolamentos que teve lugar no dia 22 de fevereiro.
Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +34 934 803 410 · Fax: +34 933 729 250
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt
www.facebook.com/SchaefflerGroup/
www.linkedin.com/company/schaeffler/
Outros artigos relacionados
- Artigo “Digitalização no segmento industrial” da edição 150/151 da revista Manutenção;
- Case Study “Serviços especializados: elemento fundamental para maximizar a resiliência empresarial e operacional” da edição 150/151 da revista Manutenção;
- Artigo de blog “Transformação digital na Indústria 4.0” presente na revista Manutenção.
- Artigo “Inteligência artificial e a Internet das coisas no futuro da Manutenção 4.0” da edição 150/151 da revista Manutenção;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Posso utilizar a minha máquina sem qualquer lubrificação?
-
Routers industriais para edge computing na Bresimar
-
Sensores para determinação da condição do óleo
-
O impacto cada vez maior da Realidade Aumentada nas operações de manutenção
-
Serviços de consultoria: compreender o passado, salvaguardar o presente e assegurar a preparação para o futuro