Endress+Hauser Portugal, S.A.
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A Endress+Hauser teve um bom desempenho em todos os campos da atividade, indústrias e regiões em 2019. O Grupo criou centenas de novos empregos, fez investimentos recorde e melhorou na área de sustentabilidade. Segundo o CEO Matthias Altendorf, a empresa familiar está, portanto, numa posição forte para enfrentar os desafios da crise do coronavírus.
“2019 foi um ano sólido para a Endress+Hauser“, enfatizou Matthias Altendorf. “O crescimento foi amplo e equilibrado“. O especialista em tecnologia de medição e automação para aplicações de processo e laboratório aumentou as vendas líquidas em 8,0%, para 2,652 biliões de euros, apesar da economia enfraquecida. Durante a conferência de imprensa anual sobre as demonstrações financeiras em Basileia, o CEO explicou que, em vez de pedidos em larga escala, este crescimento foi impulsionado por pequenos e médios projetos.
Foco em inovação e sustentabilidade
Segundo o CEO, este sucesso está também ligado ao espírito inovador da empresa. Em 2019, a Endress+Hauser apresentou 318 pedidos de patente e investiu 7,6% das vendas em investigação e desenvolvimento. Mais de 1100 pessoas estão a trabalhar em novos produtos, soluções e serviços. Até o final de 2019, a Endress+Hauser tinha 14 328 funcionários em todo o mundo. 400 novos empregos foram criados num ano.
A empresa também avançou na área de sustentabilidade. Na auditoria anual da EcoVadis, a Endress+Hauser obteve 72 pontos, 4 a mais do que em 2018, colocando a empresa entre os 2% principais do grupo de comparação. Ao mudar para a eletricidade verde na produção, o Grupo conseguiu reduzir as emissões de CO2 em mais de um terço. Novos edifícios atendem aos mais altos padrões ambientais. A Endress+Hauser está atualmente a construir um novo centro de treino e experiência em energia no Canadá.
Os EUA ainda são o maior mercado; China ultrapassa a Alemanha
Em 2019, a Ásia deu fortes impulsos de crescimento. A Europa teve um bom desempenho e a América do Sul registou um excelente crescimento. A América do Norte ficou atrás das expectativas, no entanto, enquanto os negócios em África e no Oriente Médio diminuíram, a China ultrapassou a Alemanha com base no volume de vendas e seguem-se apenas os EUA, que continuam a ser o maior mercado de vendas da Endress+Hauser. Segundo o diretor financeiro, Luc Schultheiss, as empresas do grupo conseguiram ganhar quota de mercado.
O ambiente de mercado alterado reflete-se em lucro operacional (EBIT) de 343,4 milhões de euros, um acréscimo de 3,9%. O lucro antes dos impostos (EBT) cresceu 9,9%, para 346,9 milhões de euros. Por trás disso, há um resultado financeiro líquido significativamente melhor em comparação com 2018. Embora o hedge cambial tenha continuado a incidir em altos custos, o ambiente positivo do mercado de ações permitiu que os investimentos financeiros gerassem retornos sólidos em 2019. O lucro das vendas (ROS) subiu 0,2 pontos, para 13,1%.
Forte cobertura financeira apesar de maiores investimentos
O lucro líquido aumentou 14,3%, para 265,9 milhões de euros. Isto reflete uma taxa efetiva de imposto mais baixa, de 23,4%, resultante dos efeitos únicos das reformas tributárias das empresas na Suíça. O índice de participação alcançou 75,6%, um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação a 2018. Entre outras coisas, este desenvolvimento foi influenciado pela transferência das obrigações de benefícios de retirada alemã para um fundo separado.
Apesar dos investimentos mundiais de 231,1 milhões de euros, o Grupo está praticamente livre de empréstimos bancários. Nos últimos 5 anos, a empresa investiu mais de 840 milhões de euros em novos edifícios, instalações e máquinas. De acordo com o CFO Luc Schultheiss, a Endress+Hauser usufrui de uma cobertura de liquidez de quase 800 milhões de euros, graças a uma política prudente de dividendos e a anos de esforços para melhorar continuamente. “Isto vai ajudar-nos a fazer um bom trabalho de gestão da atual situação económica“, acrescentou o CFO.
A intimidade digital supera a distância física
A Endress+Hauser iniciou 2020 com um aumento adicional de pedidos recebidos. No entanto, a pandemia do coronavírus dificulta enormemente o alcance dos objetivos originais. “Embora ainda não possamos prever os impactos económicos da crise, nós e os nossos clientes sentiremos com certeza os efeitos“, sublinhou o CEO Matthias Altendorf. O Grupo respondeu cedo à disseminação do vírus e usou todos os meios à sua disposição para proteger a saúde das pessoas e continuar a oferecer aos clientes um suporte sólido.
“Nós atravessamos a distância física através da proximidade digital e emocional“, disse Matthias Altendorf. O CEO conduz a digitalização na Endress+Hauser há vários anos – nas áreas de produtos e serviços, bem como na interação com clientes e colaboração interna. Nos períodos de pico, cerca 10 000 funcionários estão a trabalhar de casa. Os clientes podem usar o site para encomendar instrumentos ou seguir os pedidos e uma ferramenta online permite o apoio remoto auxiliado por vídeo.
Grupo visa salvaguardar emprego
“Os nossos heróis do dia-a-dia são aqueles que trabalham na produção, logística e serviço, ou em condições difíceis de casa ou no escritório“, disse Matthias Altendorf. Através de muito trabalho, a empresa conseguiu garantir a disponibilidade de materiais, manter as cadeias logísticas intactas e apoiar os clientes em todos os aspetos. “As fábricas do grupo estão em serviço e a Endress+Hauser ainda faz entregas“. O CEO acredita, portanto, que a empresa está bem preparada para tempos difíceis.
“Sempre gerimos um negócio sólido e, como empresa, estamos muito bem posicionados“, disse Matthias Altendorf. “Faremos tudo o que pudermos para proteger os empregos e levar a Endress+Hauser a ultrapassar esta crise. Isto beneficiará clientes, funcionários e acionistas”. A família de acionistas apoia esta ideia e aceita uma queda nos lucros, disse o presidente do Conselho Fiscal, Klaus Endress. “Gostaríamos de ter o maior número possível de pessoas a bordo quando o vento mudar e as coisas melhorarem novamente“.