Revista Manutenção

Como as auditorias de segurança remotas reduzem os riscos para os fabricantes de alimentos e bebidas

Como as auditorias de segurança remotas reduzem os riscos para os fabricantes de alimentos e bebidas

De acordo com a seguradora multinacional FM Global, as falhas dos equipamentos elétricos são a causa n.º 1 de incêndios em locais industriais.

De acordo com a seguradora multinacional FM Global, as falhas dos equipamentos elétricos são a causa n.º 1 de incêndios em locais industriais. Exemplos de potenciais riscos elétricos que levam a incêndios incluem cabos expostos ou que não estão de acordo com as normas, distorção harmónica elevada, baterias de condensadores com caraterísticas inadequadas, circuitos ou tomadas sobrecarregadas, descargas estáticas e arcos elétricos (que acontecem quando um objeto condutor faz uma ponte sobre o intervalo de isolamento de duas partes da instalação elétrica), entre outros. No entanto, num momento em que existem várias restrições e distanciamento físico recomendado, causados pela pandemia, lidar com este tipo de riscos de segurança é problemático para muitos fabricantes e empresas de consultoria. Tornou-se pouco prático, para os especialistas em sistemas elétricos, viajar e realizar auditorias no local; assim, foram introduzidas no mercado novas abordagens para ajudar a reduzir riscos. É o caso das auditorias de segurança remotas.

A indústria da alimentação e bebidas é particularmente sensível a arcos elétricos e ao mau funcionamento dos sistemas elétricos, devido a potenciais riscos on-site que podem afetar os sistemas de distribuição elétrica de baixa (BT) e média tensão (MT).

De facto, um fabricante líder global neste setor sofreu recentemente um incêndio elétrico numa das suas fábricas, que teve como consequência ferimentos físicos e danos severos nas máquinas da linha de produção. Como parte de um programa interno para evitar mais incidentes deste género nas suas fábricas, o produtor decidiu tomar medidas imediatas para aumentar a segurança contra incêndios nas suas 200 instalações.

No entanto, o seu plano para realizar auditorias presenciais em três fábricas-piloto deixou de ser exequível devido à limitação do número de pessoas autorizadas a estar nos locais. Sabendo que a Schneider Electric possuía um elevado nível de especialização em sistemas de distribuição elétrica, assim como a reputação de possibilitar operações digitais remotas de alta qualidade, o fabricante pediu que o Grupo lhe propusesse uma solução inovadora.

As auditorias de segurança remotas identificam rapidamente riscos e exposições

A Schneider Electric respondeu propondo uma versão personalizada do seu serviço de auditoria MPS (Modernization, Performance and Safety). A equipa de Serviços de Consultoria sugeriu a realização de auditoras do risco de incêndio elétrico que avaliaria remotamente as subestações, os transformadores e comutadores das fábricas, evitando assim as complicações impostas pela pandemia de COVID-19.

Eis como o processo funcionou:

  • Utilização de um software de colaboração remota para avaliar os equipamentos e o estado da instalação elétrica – Como era impossível os especialistas da Schneider Electric visitarem os locais, os engenheiros presentes no chão de fábrica instalaram o software Remote Expertise nos seus telemóveis e tablets. A ferramenta, gerida através da cloud, permitiu que os utilizadores recorressem utilizassem as câmaras dos seus dispositivos móveis para serem os “olhos” dos especialistas da Schneider Electric.
  • Consultoria e análise para identificar riscos – O objetivo desta avaliação era minimizar os riscos de segurança, fazendo com que os especialistas remotos compreendessem o ciclo de vida e as condições operacionais dos ativos elétricos críticos. A equipa de especialistas da Schneider Electric está presente em todo o mundo e é composta por experientes analistas de sistemas elétricos e profissionais certificados em software de monitorização de energia. Após a recolha dos dados do local, a equipa pôde fazer análises e cálculos para identificar quaisquer potenciais problemas de segurança.
  • Geração de relatórios para comunicar os resultados – Com base no tipo de dispositivos elétricos auditados no chão de fábrica, nas observações feitas durante a inspeção visual remota, nos padrões de funcionamento aplicáveis e nas melhores práticas do setor, os especialistas identificaram onde estavam os riscos e as fraquezas. Foi então preparado um relatório completo para os 3 locais-piloto, apresentando uma avaliação precisa da condição dos equipamentos de distribuição elétrica e subestações relacionadas.

Apresentação de um plano de medidas de recuperação

As auditorias remotas às fábricas-piloto de alimentação e bebidas identificou vários problemas de segurança elétrica que a sua equipa desconhecia, incluindo:

  • Um problema relacionado com altos níveis harmónicos no quadro de distribuição (os harmónicos são uma distorção da onda normal de corrente elétrica, geralmente transmitidos por cargas não lineares). Esta condição pode facilmente levar a um sobreaquecimento e causar incêndios. Os especialistas recomendaram que uma análise à qualidade da energia para avaliar os níveis de poluição harmónica no local e determinar se deveria ser implementada uma filtragem passiva ou ativa para resolver a situação.
  • Um problema com a localização das baterias de condensadores do quadro de distribuição principal, que estavam muito próximos de outros ativos elétricos críticos. Esta proximidade poderia levar à rápida propagação do fogo para outros equipamentos e a um possível aumento dos danos. A recomendação foi mover o banco de condensadores para fora do quadro de distribuição.

De facto, o relatório final das auditorias revelou mais de uma dúzia de áreas de exposição a riscos, e incluiu recomendações sobre como enfrentar os diferentes níveis de risco. A equipa de gestão da fábrica ficou tão satisfeita com os resultados destas auditorias remotas que decidiu realizar avaliações semelhantes nas suas restantes 200 localizações.

Para mais informações

Para saber como os Serviços de Auditoria Remota MPS da Schneider Electric podem ajudar sua organização a atingir níveis mais elevados de resiliência, segurança dos operadores e continuidade de negócio, assista ao vídeo (ver abaixo) ou visite a página de Power Services no website da Schneider Electric.

Remote Expertise: A Telemedicine for Your Critical Equipment | Schneider Electric

Gabriel Longo
Secure Power & Field Services Sales Manager
Schneider Electric

Translate »