Revista Manutenção

Automação Industrial 4.0

Automação Industrial 4.0: análise preditiva para maximizar a produtividade da fábrica e aumentar a rentabilidade da empresa

O serviço de consultoria do ciclo de vida da automação industrial permite às empresas obter uma visão completa dos seus ativos e prever possíveis falhas antes que estas ocorram, permitindo-lhes antecipar situações críticas e tomar decisões informadas, evitando riscos que não são visíveis no dia a dia.

Os parques industriais têm evoluído significativamente nos últimos anos, transformando a forma como gerem os seus ativos de automação industrial. A implementação de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA) e a análise preditiva, está a aumentar a eficiência da produção, reduzindo o tempo de inatividade originado por falhas, obsolescência e ciberataques. Neste sentido, a automação industrial tornou-se uma parte fundamental da otimização da produtividade das fábricas e da maximização da rentabilidade das empresas.

A análise preditiva incorporada nas ferramentas de automação e controlo dos serviços da Schneider Electric demonstra, ano após ano, a importância da implementação de novas tecnologias na gestão de parques industriais. Sem ir mais longe, o serviço de consultoria do ciclo de vida da automação industrial permite às empresas obter uma visão completa dos seus ativos e prever possíveis falhas antes que estas ocorram, permitindo-lhes antecipar situações críticas e tomar decisões informadas, evitando riscos que não são visíveis no dia a dia. Graças a estas tecnologias, os nossos relatórios mostram todos os riscos hierarquizados de acordo com a sua criticidade e fornecem um resumo detalhado dos resultados obtidos a partir da análise técnica da base instalada – que são também enriquecidos com dados de campo recolhidos na própria base instalada. Desta forma, é agora possível garantir os níveis de produção e a qualidade desta, prolongar a vida útil dos ativos e reduzir os tempos de paragem das instalações.

A consultoria do ciclo de vida dos sistemas de automação industrial da Schneider Electric, também conhecida como consultoria IA3, baseia-se numa abordagem preditiva e ajuda as empresas a otimizar os seus planos de manutenção e a manter as suas instalações sempre atualizadas. O serviço centra-se em estabelecer de metodologias padronizadas a nível global para avaliar o estado do ciclo de vida dos ativos dos sistemas de automação industrial e dos seus stocks, permitindo a maximização do retorno do investimento e equilibrando as despesas Capex e Opex da empresa. Desta forma, as empresas obtêm uma visão detalhada sobre todos os seus equipamentos e peças sobressalentes, operações e operadores da fábrica, permitindo-lhes identificar riscos, estabelecer diretrizes claras e tomar decisões a curto e médio prazo para melhorar a produtividade da fábrica.

Alexandre Monteiro
Industry Channel Manager & BD
Schneider Electric Portugal

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº159. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Translate »