manutenção de infraestrutura de distribuição elétrica

A manutenção baseada em condições é um “must” para a infraestrutura de distribuição elétrica

Sabia que a modernização da infraestrutura elétrica estende-se, hoje, para além dos dispositivos individuais, e inclui a rede de dados que agrega informações críticas de saúde de ativos de forma eficiente a uma plataforma baseada na cloud? Não perca tempo, saiba como pode modernizar a sua infraestrutura e melhorar as estratégias de manutenção!

A infraestrutura de distribuição elétrica é a base do abastecimento seguro de energia aos processos industriais em todo o mundo. Esta infraestrutura vital opera 24 horas por dia, 7 dias por semana e, em alguns casos, durante anos seguidos sem interrupções. Nos bastidores, os gestores das fábricas têm implementado estratégias de manutenção comprovadas para evitar paragens não planeadas.

Hoje, no entanto, as tecnologias conectadas e a Internet Industrial das Coisas (IIoT) estão a permitir novos serviços de monitorização baseados em condições, que supervisionam continuamente o estado de saúde dos ativos e, com o apoio de uma equipa de serviços especializada, oferecem notificações avançadas se algum deles apresentar um comportamento fora do normal.

Os problemas potenciais são, assim, resolvidos muito antes de que constituam um risco para a segurança ou um impacto dispendioso nas operações da fábrica. Os ativos críticos de distribuição elétrica que podem, agora, ser monitorizados de forma contínua incluem transformadores de tipo seco e transformadores de tipo óleo, aparelhagem de média e baixa tensão, quadros de Média Tensão (MT) e unidades de proteção de motor, para citar alguns.

Deixo um exemplo de como estas novas técnicas de manutenção baseadas em condições e orientadas por dados, implementadas por uma equipa de serviços especializada, salvaram um grande hospital nos Estados Unidos de uma dispendiosa falha de energia: um grande transformador de energia, um ativo comum de distribuição elétrica crítica, foi equipado com sensores térmicos para monitorizar continuamente a temperatura dos enrolamentos do transformador.

A equipa de serviços especializada descobriu e validou uma temperatura anormalmente alta num dos enrolamentos do transformador; o cliente foi notificado e a causa suspeita do evento foi debatida com ele – a potencial deterioração do isolamento dentro do enrolamento do transformador.

Com base nesta indicação e diagnóstico avançados, foi agendada a substituição do transformador. Para mitigar qualquer deterioração adicional, foi implementado o deslastre de carga e redução de potência, para reduzir a carga elétrica nos enrolamentos do transformador. O ativo foi monitorizado de perto até a unidade de substituição ser instalada.

Neste caso, as técnicas de IoT e os sensores de temperatura conectados enviaram os dados de desempenho de ativos para cloud, onde a equipa de serviços especializada os interpretou como um indicador principal de uma possível falha crítica do ativo, que teria sido extremamente dispendiosa. O cliente validou o valor desta notificação avançada observando que, nesta mesma instalação e alguns anos antes, um transformador semelhante falhara.

As perdas foram estimadas em mais de 1 milhão de dólares americanos, entre limpeza, reparações e receita, e ainda o impacto não quantificado pela comunicação negativa na imprensa que a interrupção geraria.

Assim sendo, no ambiente atual, as empresas industriais devem tirar proveito de uma variedade de tecnologias digitais e análises avançadas para implementar estratégias de manutenção preditivas baseadas em condições.

O que procuram as infraestruturas de distribuição elétrica atualmente?

Este tipo de modernização da infraestrutura elétrica estende-se, hoje, para além dos dispositivos individuais, e inclui a rede de dados que agrega estas informações críticas de saúde de ativos de forma eficiente a uma plataforma baseada na cloud, e por sua vez equipada com análises poderosas e gerida por uma equipa de especialistas em distribuição elétrica.

Esta estratégia de manutenção avançada baseada em condições está agora a ser implementada numa ampla gama de indústrias, que pretendem alcançar novos níveis de segurança, produtividade e rentabilidade.

Se quer saber mais e começar o seu caminho nesta área, simule o seu ROI potencial ao conhecer o desempenho dos ativos para distribuição elétrica com a nossa calculadora de ROI EcoStruxure Asset Advisor.

Gabriel Longo
Secure Power & Field Services Sales Manager
Schneider Electric

Translate »