Revista Manutenção

UC e Active Space Technologies desenvolvem veículo autónomo

UC e Active Space Technologies desenvolvem veículo autónomo

Com o objetivo de melhorar as fábricas do futuro, a Active Space Technologies, com sede em Coimbra…

Com o objetivo de melhorar as fábricas do futuro, a Active Space Technologies, com sede em Coimbra, em colaboração Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um veículo de condução autónoma (AGV, Automated Guided Vehicle) com o intuito de apoiar a Indústria 4.0.

Este veículo sem condutor conta com uma arquitetura inovadora e diversos componentes que lhe permitem orientar-se em percursos pré-estabelecidos, tendo também uma capacidade de carga elevada de 800 kg. Com um nível de flexibilidade elevado que se adapta às estruturas existentes nas fábricas atuais, o que permite ganhos significativos em todo o processo de produção, este veículo autónomo adapta-se aos ritmos de produção elevados da Indústria 4.0.

Financiado pelo Programa Comunitário Horizonte 2020, este veículo autónomo, que já está a ser utilizado pela Autoeuropa, vai ser apresentado na EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que tem início dia 23 de novembro, na Exponor, Feira Internacional no Porto.

Translate »