Revista Manutenção

SKF Portugal: Sirius Shipping investe na monitorização online a bordo

SKF Portugal: Sirius Shipping investe na monitorização online a bordo

Para aumentar o controlo dos equipamentos rotativos a bordo, a Sirius Shipping está a investir na monitorização online…

Para aumentar o controlo dos equipamentos rotativos a bordo, a Sirius Shipping está a investir na monitorização online. “Queremos receber alertas antes de acontecer alguma coisa, de modo a estarmos melhor preparados para lançar medidas com tempo”, diz Stefan Johansson, Superintendente Técnico da Sirius Shipping. Com 10 embarcações na sua frota, a Sirius Shipping transporta líquidos como óleo e produtos químicos para portos no norte da Europa. Os seus destinos são principalmente na Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia. Entregar as encomendas a tempo, de forma segura e de forma ambientalmente sustentável são fatores importantes que os clientes exigem. Uma paragem não programada na sala do motor causa atrasos dispendiosos. É por isso que uma manutenção bem implementada é tão importante para assegurar que as entregas sejam feitas a tempo.

“O trabalho de manutenção é um processo contínuo a bordo. Entramos no estaleiro para paragens programadas, aproximadamente uma vez a cada 30 meses. Analisamos tudo o que não podemos quando o navio está em operação, como inspecionar o fundo, o leme, a hélice, o motor e a caixa de velocidades”, explica Stefan Johansson. Um desafio recorrente para o Departamento de Manutenção é aumentar a fiabilidade dos equipamentos rotativos críticos a bordo. A monitorização da caixa redutora, que impulsiona o veio da hélice e o gerador, aumenta a segurança do sistema. “Felizmente, temos conseguido evitar grandes avarias. É muito dispendioso se algo acontecer, pelo que queremos evitar os riscos tanto quanto possível”, diz Stefan.

Se uma interrupção não programada ocorresse, o período de paragem dependeria de onde o navio estava localizado naquele momento, a acessibilidade a um estaleiro e se era necessário mover o barco do porto para o estaleiro. Não é incomum uma paragem comum no estaleiro levar cerca de 6-7 dias. Mas com uma grande rutura, as reparações podem levar vários meses, e isso é algo a ser evitado, de acordo com Stefan Johansson. “Normalmente, os componentes precisam ser especialmente solicitados. Não conseguimos assegurar rodas ou rolamentos de engrenagem, de grandes dimensões, de imediato. Por isso é importante que tenhamos um horizonte de planeamento mais longo para poder pedir peças e reduzir o tempo em paragens de manutenção, diz Stefan. Para aumentar o controlo de equipamentos rotativos, a empresa de transporte escolheu instalar um sistema de monitorização online com sensores de medição para os componentes selecionados do equipamento. Os navios Nimbus e Marinus são os primeiros a serem equipados. Em breve, o IMx-8 também será instalado a bordo dos navios Neptunus e Scorpius.

A escolha do sistema foi o IMx-8 da SKF, a mais recente adição à gama IMx. Este é um sistema compacto que oferece funções sofisticadas dos seus “irmãos”, IMx 16 e IMx 32. O sistema, fácil de montar e compacto, enquadra-se no sistema de manutenção da Sirius Shipping. Os sensores detetam partes da máquina e transmitem sinais online para o centro de monitorização certificado da SKF em Hamburgo, onde especialistas relatam desvios em equipamentos. “Eles estão cientes dos desvios e podem ver imediatamente se fomos realizar alguma medida de serviço na máquina. Isto é uma grande ajuda para nós ao longo do caminho. Eu vejo isto como um bom passo na direção certa, a fim de alcançar uma maior previsibilidade, o que é bom”, diz Stefan.

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