Revista Manutenção

Sistema de lubrificação sustentável e inovador que melhora resistência ao desgaste e à corrosão em aplicações mecânicas

Sistema de lubrificação sustentável e inovador que melhora resistência ao desgaste e à corrosão em aplicações mecânicas

Desenvolvido no âmbito do projeto internacional “LubEnergy”, o sistema de lubrificação sustentável apresentado pelos investigadores da FCTUC representam uma alternativa viável aos aditivos lubrificantes prejudiciais ao meio ambiente. Venha conhecer melhor este sistema de lubrificação!

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um sistema de lubrificação sustentável que melhora consideravelmente a resistência ao desgaste e à corrosão em aplicações mecânicas.

Fábio Ferreira, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da FCTUC e do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), é o responsável pela criação deste novo sistema, desenvolvido no âmbito do projeto internacional “LubEnergy.

Esta investigação surgiu com objetivo de melhorar os componentes mecânicos, pois cada vez mais temos a problemática do atrito e do desgaste, que consequentemente conduz a um maior gasto de energia. Por exemplo, nos automóveis se o motor tem muito atrito, gasta mais combustível para poder mover os componentes e o carro andar”, começa por explicar Fábio Ferreira.

Assim, continua o líder do projeto, “ao integrar revestimentos de carbono tipo diamante dopados com gadolínio (Gd-DLC) com líquidos iónicos, além de melhorar em quase 50% a performance desses componentes, abordamos as preocupações ambientais associadas a aditivos lubrificantes convencionais, como dialquilditiofosfatos de zinco (ZnDTPs)”.

“Os lubrificantes tradicionais dependem de aditivos que podem ter impactos ambientais negativos devido aos altos níveis de fósforo, enxofre e zinco”, esclarece o investigador, frisando que “o objetivo era desenvolver uma alternativa mais sustentável que não comprometesse o desempenho”.

A investigação envolveu o desenvolvimento de revestimentos de DLC com concentrações variadas de gadolínio para melhorar as suas propriedades de resistência ao desgaste. Quando combinados com líquidos iónicos específicos, os revestimentos de Gd-DLC não só reduziram o desgaste, como também forneceram excelente proteção contra corrosão, mesmo na presença de líquidos iónicos contendo brometos, que geralmente corroem superfícies de aço.

De acordo com o Fábio Ferreira, as técnicas de análise de superfície revelaram que a presença de gadolínio facilita a adsorção de iões de fosfato dos líquidos iónicos na superfície do DLC, resultando na formação de tribofilmes ricos em fósforo que aumentaram a resistência ao desgaste.

“Estas descobertas apresentam uma alternativa viável aos aditivos lubrificantes prejudiciais ao meio ambiente e abrem caminho para mais avanços em tecnologias de lubrificação sustentáveis”, considera o investigador, concluindo que “a investigação desenvolvida tem implicações significativas para várias indústrias que procuram melhorar o desempenho mecânico enquanto reduzem o impacto ambiental”.

Sara Machado
Assessora de Imprensa 
Universidade de CoimbraFaculdade de Ciências e Tecnologia
96 9728546