SINTéTICA: ENI será uma das “refinarias do futuro”

Na passada segunda-feira, 15 de junho, a FuelsEurope, associação que representa a indústria de refinação da União…

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Na passada segunda-feira, 15 de junho, a FuelsEurope, associação que representa a indústria de refinação da União Europeia e com a qual a portuguesa Apetro – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas colabora ativamente, apresenta o seu novo plano de ação “Combustíveis limpos para todos” com investimentos entre 400 e 650 mil milhões de euros nos próximos 30 anos para alcançar a neutralidade climática, de acordo com a pesquisa do braço científico Concawe – Environmental Sciente for European Refining.

Já na próxima década, até 2030, o esforço de investimento terá de chegar a um valor entre 30 e 40 mil milhões de euros para ser possível criar as chamadas refinarias do futuro: unidades de produção de uma nova geração de combustíveis líquidos de baixo carbono, capazes de produzir até 30 milhões de tonelada equivalente de petróleo.

Estas “refinarias do futuro” poderão começar a operar “o mais tardar já em 2025″, garante a FuelsEurope (da qual faz parte a petrolífera portuguesa Galp, mas também a BP, Shell, Total, Cepsa, Repsol, Eni, ExxonMobil, entre outras), com base no “conhecimento tecnológico atual e na estimativa de custos”. Em vez de transformarem crude, como fazem há mais de 100 anos, as refinarias utilizarão novas matérias-primas de base para os combustíveis do futuro, como biomassa, energias renováveis, resíduos e CO2 capturado, transformadas depois em hidrocarbonetos na sua forma líquida, através de novas tecnologias.

Neste momento, os combustíveis do futuro existem apenas em pequena escala industrial em algumas fábricas piloto, como por exemplo: Re-Oil da OMV, em Schwechat (Áustria); e-combustíveis da Sunfire, em Dresden (Alemanha); biorrefinarias da ENI, em Veneza (Itália).

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