SINTéTICA: Eni HPC5 – Supercomputador contribui na luta contra o coronavírus

A Eni disponibilizou livremente a sua infraestrutura de supercomputação e a sua experiência…

SINTéTICA
Tel.: +351 256 588 188 ∙ Fax: +351 256 582 055
info@sintetica.ptwww.sintetica.enilubes.com
www.facebook.com/sintetica.enilubes

A Eni disponibilizou livremente a sua infraestrutura de supercomputação e a sua experiência em modelação molecular à investigação do coronavírus, oferecendo o contributo de ferramentas e recursos de excelência na luta contra a emergência global.

A colaboração será desenvolvida no âmbito do projeto europeu EXSCALATE4CoV, liderado pela empresa biofarmacêutica Dompé, que agrega instituições e centros de pesquisa em Itália e noutros países europeus, a fim de identificar os medicamentos mais seguros e promissores na luta contra o coronavírus. A Eni contribui para o trabalho no âmbito de uma parceria com a Cineca, um consórcio de pesquisa sem fins lucrativos no contexto em que colaboram universidades, centros nacionais de pesquisa e o Ministério da Universidade e Pesquisa de Itália.

A equipa de trabalho em conjunto realizará uma simulação molecular dinâmica de proteínas virais consideradas relevantes no mecanismo de infeção Covid-19, para identificar, através da utilização de bases de dados contendo 10 000 compostos farmacêuticos conhecidos, os mais eficazes. Em seguida, desenvolverá uma atividade para procurar novas moléculas antivirais específicas através do rastreio de biliões de estruturas.

A Eni já iniciou as atividades com a Cineca e disponibilizou ao consórcio a sua experiência técnica e a utilização do sistema de supercomputação HPC5, um dos mais poderosos do mundo a nível industrial. A sua arquitetura híbrida torna os algoritmos para a simulação molecular particularmente eficientes.

Download – Última edição

(Irá receber um email com o link de download.)

×