Revista Manutenção

SICK e Endress+Hauser assinam memorando de entendimento

SICK e Endress+Hauser assinam memorando de entendimento

De acordo com o memorando de entendimento entre a SICK e Endress+Hauser, a partir de 2025, a produção e o desenvolvimento de analisadores de processos e medidores de vazão de gás serão de responsabilidade de uma joint venture na qual cada parceiro irá deter uma participação de 50%. Conheça mais detalhes desta parceria!

A SICK e Endress+Hauser assinaram um memorando de entendimento conjunto para uma parceria estratégica em outubro de 2023. Desde então, o projeto foi examinado e planos para implementar a cooperação foram elaborados. Após aprovação pelos respetivos órgãos de fiscalização, os representantes de ambas as empresas assinaram agora o acordo correspondente. A conclusão da transação está prevista para a viragem do ano 2024/2025 e está sujeita à aprovação das autoridades antitrust.

Como um aspeto fundamental da parceria estratégica, a Endress+Hauser irá assumir completamente as vendas e serviços para análise de processos e tecnologia de medição de vazão de gás. Cerca de 800 funcionários especializados em vendas e serviços em 42 países serão transferidos da SICK para a Endress+Hauser. Os clientes vão beneficiar ao receber mais produtos de uma única fonte. A rede global de vendas da Endress+Hauser permitirá a aquisição de clientes adicionais, o alcance de mais indústrias e o desenvolvimento de novas aplicações.

A partir de 2025, a produção e o desenvolvimento de analisadores de processos e medidores de vazão de gás serão de responsabilidade de uma joint venture na qual cada parceiro irá deter uma participação de 50% e que irá empregar cerca de 730 pessoas em vários locais da Alemanha. A joint venture vai trabalhar em estreita colaboração com os centros de competência da Endress+Hauser para impulsionar as inovações de produtos de forma eficiente.

As ofertas das duas empresas em tecnologia de processos complementam-se perfeitamente. Os produtos da SICK são atualmente utilizados principalmente em plantas de incineração de resíduos, de energia, siderurgia e cimento, na indústria de petróleo e gás, em fábricas químicas e petroquímicas e na construção naval, por exemplo, para analisar emissões na limpeza de gases de combustão ou para medir o fluxo de gás natural e hidrogénio.

Esta parceria estratégica abre oportunidades de crescimento e desenvolvimento para a SICK e Endress+Hauser. Estamos a seguir este caminho porque, através da colaboração e do networking, podemos alcançar mais juntos, num período de tempo razoável, do que qualquer um dos lados conseguiria sozinho – tudo isso para o benefício de nossos clientes, funcionários e ambas as empresas”, afirma Dr. Peter Selders, CEO do Grupo Endress+Hauser. “O nosso objetivo é impulsionar a transformação sustentável da indústria de processos e apoiar os nossos clientes no aproveitamento das oportunidades apresentadas pela descarbonização. É por isso que a SICK e a Endress+Hauser combinam os seus conhecimentos tecnológicos e de mercado. No interesse dos nossos clientes e funcionários, esperamos estabelecer uma parceria estratégica e moldar juntos o futuro da automação de processos”, afirma Dr. Mats Gökstorp, Presidente do Conselho Executivo da SICK AG.

Ambas as empresas veem a transformação sustentável como uma oportunidade de negócio. Juntos, pretendem prestar um apoio ainda melhor aos clientes em áreas importantes como a eficiência energética e de recursos e a proteção climática e ambiental, bem como ajudar na descarbonização dos seus processos de produção. A SICK e Endress+Hauser têm trabalhado juntas frequentemente em pedidos, projetos e clientes. As duas empresas familiares também partilham uma abordagem corporativa de longo prazo.

A SICK é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para aplicações baseadas em sensores no setor industrial. Com 60 subsidiárias e participações, bem como inúmeras agências, a SICK mantém presença em todo o mundo. A empresa tem mais de 12 000 funcionários em todo o mundo e gerou vendas consolidadas de 2,3 mil milhões de euros no exercício financeiro de 2023. O core business de automação fabril e logística, que representa mais de 80% das vendas, não será afetado pela parceria.

Ambos os lados estão atualmente a trabalhar com alta prioridade para garantir uma transição perfeita dos negócios na viragem do ano. Até ao fecho, a SICK e Endress+Hauser vão continuar a apoiar os seus clientes de automação de processos de forma independente.

Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
info.pt@endress.com · www.pt.endress.com