Revista Manutenção

panos de limpeza MEWA na SEW-EURODRIVE

SEW-EURODRIVE Portugal reduz consumo de papel em 90% com sistema de panos de limpeza

“Estou satisfeito porque as pessoas estão satisfeitas e os resultados são bons”, afirmou Nuno Saraiva, Diretor-Geral da SEW-EURODRIVE Portugal.

Foi pela proteção ambiental que a SEW-EURODRIVE Portugal introduziu o sistema de panos de limpeza da MEWA em março de 2020 e ganhou bem mais do que isso. Para além de reduzir o consumo de papel no fabricante de tecnologia de automação em 90%, os panos facilitaram a produção e a logística interna e também otimizaram o fluxo de trabalho e a boa imagem da empresa. A filial do grupo alemão SEW foi instalada na Mealhada em 1990 e emprega hoje 55 pessoas. Concebe, produz, instala soluções completas de automação para todas as indústrias e assegura um serviço de assistência técnica permanente. Com cerca de 1100 clientes em todo o país, a SEW-EURODRIVE Portugal alcança um volume de negócios anual de 18 milhões de euros.

O comercial da MEWA bateu à porta certa no momento certo. Em finais de 2019, a SEW-EURODRIVE Portugal já tinha iniciado a ampliação da área de produção de 3600 para 9400 m2 com a modernização e a transformação digital da produção e o sistema dos panos de limpeza encaixa perfeitamente no conceito ambiental. “Enquadra-se em duas vertentes”, diz o Diretor-Geral Nuno Saraiva, “a primeira é a redução do consumo de papel porque o pano pode ser utilizado várias vezes. A segunda é a lavagem ecológica da MEWA que reaproveita os óleos que ficam agarrados aos panos.” A SEW-EURODRIVE Portugal já conhecia a qualidade dos panos graças a amostras em revistas e a um colaborador que tinha trabalhado com eles durante uma formação na SEW-EURODRIVE Alemanha. Segundo o Diretor-Geral, o facto de a casa-mãe já ser cliente da MEWA propiciou bastante a decisão: “Para além da ISO 9001 e da ISO 14001 temos a certificação do grupo. E quando verificámos que este tipo de panos já era utilizado na Alemanha, foi um facilitador para a mudança. Não sabíamos se seria a melhor solução, mas ao menos estava validada pelo Grupo.”

Ganho significativo de tempo na montagem graças ao sistema de panos da MEWA

Em março de 2020, a SEW-EURODRIVE Portugal alugou o sistema de panos de limpeza da MEWA depois da fase experimental bem-sucedida. A par do aumento gradual da produção, a quantidade dos panos e dos contentores de segurança foi adaptada. O objetivo da SEW-EURODRIVE Portugal é aumentar a produção local em 40% até setembro de 2022. Metade já foi alcançada e o sistema da MEWA teve o seu contributo, diz Nuno Saraiva: “Antes tínhamos rolos de papel e os colaboradores iam lá muitas vezes, primeiro para limpar as mãos e depois para limpar os componentes e as ferramentas. Tudo isso é tempo que se perde para além do papel que se gasta. O facto de eles terem agora o pano sempre à mão e o pano já estar cortado, facilita-lhes o trabalho. Em cada equipamento ganha-se um minuto de montagem. Se considerarmos que o nosso objetivo é montar em 22 minutos, já estamos a falar de um ganho significativo…para além de toda a logística. As paletes de papel têm de ser armazenadas first in first out, portanto não podem ser arrumadas de qualquer maneira. Com os panos, a logística é muito mais fácil.” O motorista da MEWA vem de 8 em 8 semanas à hora combinada para recolher os panos usados e entregar os panos lavados e microbiologicamente limpos. A MEWA lava os panos durante 15 minutos a 90 ºC e neutraliza, assim, todos os germes. O rigoroso sistema de controlo assegura a seguir que só os panos impecáveis voltem a ser entregues.   

https://youtu.be/1j08etJPZ68

Os panos da MEWA contribuem para a satisfação no trabalho

O sistema foi muito bem aceite pelos colaboradores que preferem os panos à solução anterior por questões ambientais, pela qualidade e pelo conforto. “Penso que foi uma boa escolha da parte da empresa. Os panos são muito úteis e limpam melhor. Absorvem mais rapidamente os óleos do que o papel e, por isso, não sujam tanto as mãos. O papel estragava-se quando estava banhado em óleo e o pano não. O pano é bué fixe”, resume Rui Pedro Carvalho sobre a sua experiência no Departamento de Serviços. O eletromecânico já trabalha há 25 anos na SEW-EURODRIVE Portugal. O seu colega Rogério Oliveira, há 16 anos na empresa, concorda: “O pano tem muito mais utilidade. É uma vantagem termos sempre um pano à mão. Limpamos uma superfície, colocamos o paninho de lado e voltamos a usá-lo, enquanto o papel não. Uma pessoa limpa uma vez e deita fora. Isso originou muito mais lixo, lixo contaminado.” Para Rogério Oliveira a questão ambiental é a mais importante.

“Estou satisfeito porque as pessoas estão satisfeitas e os resultados são bons”

A própria SEW-EURODRIVE inventou um sistema prático para os panos estarem sempre ao alcance em cada local de trabalho. “Temos três divisões: panos limpos, meio-sujos e sujos”, explica o eletromecânico António Couto, desde 1992 na empresa. “Quando o cestinho dos panos sujos ficar cheio, pego nele e levo-o ao contentor que vai para lavagem. A utilização dos panos são uma mais-valia em comparação com o papel porque podem ser reutilizados. E a utilização é fácil. Neste trabalho que estou aqui a fazer, o mesmo pano serve para as operações todas.”

A satisfação dos colaboradores é fundamental para o Diretor-Geral. “Estou satisfeito com o sistema da MEWA acima de tudo porque as pessoas que usam os panos no seu dia-a-dia estão satisfeitas, e, claramente, os resultados são bons e a assistência da MEWA e o diálogo estão a funcionar bem.”

MEWA
Tel.: +351 220 404 598
www.mewa.pt

Translate »