Schneider Electric e Prisma Photonics

Schneider Electric e Prisma Photonics aumentam eficiência dos oleodutos e gasodutos

O PrismaFlowTM da Prisma Photonics, uma abrangente solução de monitorização de pipelines composta por hardware e software, reduz drasticamente a taxa de falsos alarmes em comparação com outras soluções de deteção de fibra, graças à sua tecnologia Hyper-ScanTM.

A Schneider Electric e a Prisma Photonics, fornecedora de soluções de última geração de deteção de fibra para infraestruturas inteligentes, anunciaram uma parceria para ajudar os proprietários e operadores de oleodutos e gasodutos a prevenir ocorrências acidentais e maliciosas, através da disponibilização de inteligência em tempo real e uma monitorização precisa da infraestrutura de petróleo e gás. Assim, os clientes podem impulsionar a eficiência e a sustentabilidade, evitando perdas de energia e de recursos. Com este acordo comercial, a Schneider Electric reforça a sua tecnologia, soluções e experiência para ajudar os clientes a aumentar a fiabilidade e a sustentabilidade das suas operações em condutas (pipelines).

O PrismaFlowTM da Prisma Photonics, uma abrangente solução de monitorização de pipelines composta por hardware e software, reduz drasticamente a taxa de falsos alarmes (positivos e negativos) em comparação com outras soluções de deteção de fibra, graças à sua tecnologia Hyper-ScanTM, que oferece uma sensibilidade 100 vezes superior. A unidade de machine learning do sistema oferece uma melhoria significativa da relação sinal-ruído (SNR, na sua sigla em inglês), permitindo uma classificação precisa das ocorrências.

Tirando partido dos cabos de fibra ótica pré-existentes como “sensores”, o PrismaFlow elimina a necessidade de investir em fibras novas dedicadas, bem como o processo de instalação e manutenção de milhares de sensores dedicados ao longo das condutas. Na sua essência, a tecnologia PrismaFlow torna mais rápida a gestão de gasodutos e oleodutos e evita a atividade acidental, criminosa ou maliciosa, assegurando assim uma infraestrutura de condutas segura. A Prisma Photonics apresentou, também, um estudo sobre a solução integrada de deteção de fugas (Integrated Leak Detection Solution) na ADIPEC 2021, que destacou a utilização de RTTM e tecnologias baseadas em fibra – que oferecem uma cobertura abrangente para detetar fugas.

O PrismaFlow da Prisma Photonics é capaz de detetar e sinalizar incidentes como fugas, escavação manual ou mecânica, roubos, vandalismo, interferência de terceiros, dispositivos de pigging em linha, atividade pedonal, movimentos de veículos e atividade de drones. Os técnicos recebem a localização das ocorrências em tempo real, para poderem agir de imediato, sem se preocuparem com ruídos ou falsos alarmes. Ao detetarem as fugas mais cedo, as empresas de petróleo e gás podem mitigar os problemas antes que estes prejudiquem as pessoas ou o meio ambiente. Segundo a Agência Internacional de Energia (IAE), as emissões a jusante podem ser reduzidas em 75% com a tecnologia existente que inclua a infraestrutura de pipeline.

Apresentação do PrismaFlow | Prisma Photonics

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
[email protected] · www.se.com/pt

Translate »