Revista Manutenção

Schneider Electric contribui para o restauro da Catedral Notre-Dame de Paris

Schneider Electric contribui para o restauro da Catedral Notre-Dame de Paris

“Para a Schneider Electric, participar no restauro da Catedral Notre-Dame de Paris não é só uma parceria técnica, mas também humana,” afirmou Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO da Schneider Electric.

A Schneider Electric e a instituição pública responsável pela reconstrução da Notre-Dame de Paris assinaram um acordo de patrocínio no qual a Schneider Electric se compromete a contribuir para o restauro da catedral através de doações em espécie e da transferência de conhecimentos.

O incêndio que danificou severamente a catedral a 15 de abril de 2019 desencadeou uma extraordinária onda de solidariedade na qual a Schneider Electric quis participar.

“É natural que a Schneider Electric participe neste tipo de ações para apoiar locais tão emblemáticos e prestigiados, tal como fizemos no passado para a Comédie Française ou a Antartic Station,” mencionou Gilles Vermot-Desroches, Director of Citizenship and Institutional Affairs da Schneider Electric.

Soluções avançadas…

Para a Notre-Dame de Paris, tal como em projetos anteriores, o compromisso da Schneider Electric é providenciar a sua experiência, equipamento e soluções de vanguarda. A empresa vai fornecer todo o equipamento necessário para alimentar o local no que toca a energia: a estação de transformação, todos os quadros elétricos e painéis de disjuntores e seus respetivos componentes. 

O acordo inclui também um Bulding Management System (BMS), ou seja, todas as ferramentas para a gestão de energia e o controlo do consumo: sensores, controladores, PLCs, bus de comunicação e um software associado que irá permitir aos operadores otimizar a utilização e o consumo da energia nas instalações. Adicionalmente, a Schneider Electric fornecerá também um inversor, um quadro de distribuição e iluminação de emergência. 

Para além dos equipamentos, a empresa é ainda responsável pela manutenção dos sistemas de distribuição de energia elétrica do local, bem como pelo design, engenharia, comissionamento, programação dos sistemas instalados e formação dos futuros utilizadores.

… para um lugar único

Cédric Larcher, Senior Project Manager da Schneider Electric França, é responsável pela implementação e acompanhamento do projeto. Habituado a projetos concebidos para ambientes específicos, ele e a sua equipa estão entusiasmados por trabalhar neste projeto que, para além do seu caráter de prestígio, é tudo menos convencional. Tal deve-se ao estatuto de monumento histórico da catedral, o que implica requisitos específicos, mas também à sua dimensão, logística, limitações de espaço e acesso (escadas, caves, abóbadas, entre outros) e a resultante complexidade do trabalho.

“Para a Schneider Electric, participar no restauro da Catedral Notre-Dame de Paris não é só uma parceria técnica, mas também humana,” afirmou Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO da Schneider Electric. “Dá-nos a oportunidade de implementar as nossas soluções de gestão de energia mais seguras e inovadoras, colocando-as ao serviço de um lugar emblemático e estimado pelos cidadãos franceses e de todo o mundo. Este projeto é também uma aventura humana para os colaboradores que vão participar nos trabalhos nas instalações.”

“Agradecemos à Schneider Electric pelo seu apoio no restauro da Notre-Dame de Paris. Dar energia a este monumento é um enorme desafio nos trabalhos que permitirão a sua reabertura em 2024. Estamos encantados por beneficiar das soluções inovadoras de gestão de energia da empresa, que vão permitir aos futuros colaboradores otimizar o seu consumo de energia. Estamos empenhados em integrar estas preocupações no restauro da catedral e estamos satisfeitos por contar com estes avanços técnicos no know-how francês que colocamos ao serviço do nosso património,” disse Philippe Jost, Deputy General Director da Instituição Pública para o Restauro da Notre-Dame de Paris.

Os trabalhos no local vão começar dentro de poucos meses e vão assegurar o fornecimento de energia às instalações. O BMS tornará possível controlar e otimizar o consumo de energia do monumento, trazendo inovações do século XXI à catedral, património da humanidade e uma obra-prima da arte medieval.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt

Translate »