Revista Manutenção

Schaeffler colabora com a LORC e a R&D Test Systems

Schaeffler colabora com a LORC e a R&D Test Systems

A Schaeffler aposta numa abordagem de closed loop engineering para os seus rolamentos de turbinas eólicas, desenvolvendo efetivamente as soluções de rolamento e colaborando no design de turbinas eólicas com simulações de sistema, ensaios e campanhas de medição no terreno. 

Nas instalações do LORC (Lindø Offshore Renewables Center) em Lindø, Dinamarca, está a ser construído o banco de ensaio mais potente para rolamentos do veio principal. O investimento ascende a cerca de meia centena de milhões e inclui subvenções do programa dinamarquês GreenLab. Prevê-se que até ao final de 2025 estejam em funcionamento os primeiros programas concretos de ensaios. A LORC estabeleceu uma colaboração com a R&D Test Systems, um dos principais fornecedores de equipamentos de ensaio para a indústria eólica, visando construir o novo banco de ensaio. A Schaeffler desempenhou um papel fundamental na definição das especificações das instalações. Além disso, será o primeiro cliente a testar os seus rolamentos do veio principal para as futuras gerações de turbinas eólicas, em cooperação com os fabricantes de equipamentos originais.

Michael Pausch, CTO Industrial Schaeffler, sublinhou: “Somos um fabricante líder ao nível tecnológico e de mercado nas tecnologias de rolamento na indústria eólica. Na LORC, um dos operadores mais experientes em instalações de ensaio para trens de potência de turbinas eólicas, encontrámos um parceiro que nos ajudará a ampliar os nossos conhecimentos e a melhorar o rendimento dos nossos produtos. Temos agora de dar forma ao desenvolvimento das novas gerações de turbinas eólicas com a tecnologia de ensaio e o desenvolvimento de métodos adequados”. “Desde 2011 com o nosso banco de ensaio de rolamentos de grandes dimensões ‘Astraios’ temos adquirido conhecimentos valiosos para desenvolver soluções de rolamentos principais. Com estas novas instalações de ensaio, poderemos avançar para novas e futuras dimensões e contribuir para o desenvolvimento mais rápido de turbinas eólicas multimegawatts fiáveis“, acrescentou Bernd Endres, Vice President Business Unit Wind da Schaeffler Industrial.

A Schaeffler aposta numa abordagem de closed loop engineering para os seus rolamentos de turbinas eólicas, desenvolvendo efetivamente as soluções de rolamento e colaborando no design de turbinas eólicas com simulações de sistema, ensaios e campanhas de medição no terreno. Os conhecimentos contribuem para o desenvolvimento dos projetos dos clientes, das ferramentas de design e para a criação de novas soluções de rolamento. Os especialistas da Schaeffler trabalham em estreita colaboração com os fabricantes de equipamentos originais para aumentar a fiabilidade das turbinas eólicas e tornar a energia eólica mais rentável. O novo banco de ensaios constituirá um importante pilar para os avanços das próximas décadas.

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +34 934 803 410 · Fax: +34 933 729 250
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt
www.facebook.com/SchaefflerGroup/
www.linkedin.com/company/schaeffler/

Translate »