Revista Manutenção

schaeffler

Schaeffler ajuda fabricantes de engrenagens a reduzir a quantidade de peças diferentes

Os fabricantes de engrenagens que modulam o seu programa de produtos implementam…

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860
[email protected] · www.schaeffler.pt

Os fabricantes de engrenagens que modulam o seu programa de produtos implementam diferentes quantidades de dentado, etapas que podem ser combinadas com flexibilidade e uma quantidade variável de engrenagens planetárias. As velocidades e as cargas às quais os componentes relevantes são submetidos, como dentados, veios e rolamentos, mudam segundo cada aplicação. Dependendo da configuração da engrenagem em questão e dos requisitos associados no que diz respeito à rigidez e à capacidade de carga, os rolamentos com diferentes dimensões devem ser montados numa posição de rolamento única, o que comporta uma grande variedade de alojamentos, tampas de alojamento, rodas dentadas e veios.

O objetivo do conceito Schaeffler é permitir a montagem de rolamentos de execuções diferentes, mas com dimensões idênticas na mesma posição de rolamento para as diversas configurações das engrenagens. Estas soluções de rolamentos intercambiáveis para engrenagens estarão disponíveis, por exemplo, com base na série de dimensões 18 para servo-engrenagens planetárias de alta precisão: os rolamentos de esferas FAG da série 618, rolamentos angulares INA da série 718 e os rolamentos angulares SGL da INA permitem adaptar a capacidade de carga, a gama de velocidades e a rigidez do rolamento, mantendo o mesmo espaço construtivo. Uma das 3 variantes, os rolamentos angulares SGL da INA, oferece o mais alto grau de rigidez, o que permite rastros rígidos e acionamentos com uma precisão posicional muito elevada. Graças às suas dimensões exteriores idênticas, já não são necessários adaptadores especiais e variações de componentes (particularmente para os veios, os alojamentos e as tampas de alojamento), o que significa que é possível omitir no processo de produção, as etapas de desenvolvimento associadas, como as modificações dos desenhos e a programação de NC. A gama reduzida de variantes de rodas dentadas, veios e alojamentos comporta quantidades maiores, menos custos por unidade e prazos de entrega mais curtos.

Os requisitos de espaço construtivo e rigidez das engrenagens planetárias implicam que se apoiem frequentemente em rolamentos de rolos cilíndricos sem anel externo. Neste caso são usados rolamentos sem gaiola e com gaiola, em função da capacidade de carga e da velocidade requeridas, mas esses rolamentos não são intercambiáveis, já que os seus diâmetros de círculo inscrito são diferentes. Consequentemente devem ser desenhadas, produzidas e montadas novas engrenagens planetárias. Para oferecer soluções de rolamentos intercambiáveis, mesmo para os apoios de engrenagens planetárias, os engenheiros da Schaeffler desenvolveram os rolamentos de rolos cilíndricos com gaiola INA RSLK1822, RSLK1830 e RSLK1850 INA, que se baseiam nas dimensões dos rolamentos RSL sem gaiola. As suas dimensões exteriores são idênticas, podendo ser utilizadas como peças de reposição sem efetuar modificações estruturais, ajustes de execução ou investimentos adicionais em termos de tempo e custos.

Translate »