No seguimento da sua parceria estratégica, a Rittal e a iNNOVO Cloud GmbH estão a comercializar novas soluções de infraestrutura e cloud computing. Estes estão a ser oferecidos de forma flexível como um modelo de “IT como um Serviço” (ITaaS – “IT as a Service”). A plataforma RiMatrix BCC (Balanced Cloud Computing) baseada nos contentores ou serviços internos RiMatrix S da Rittal, constitui a base destes serviços. Os clientes recebem um sistema chave-na-mão cloud computing, no qual componentes como racks, sistemas de controlo de temperatura e fonte de alimentação estão disponíveis como módulos pré-definidos. O âmbito do fornecimento inclui o servidor, a rede e o armazenamento como opções. Além disso, o framework open source “OpenStack” é usado como software de gestão da cloud. O resultado é um datacenter em cloud standard e “privado virtual” adequado para aplicações standard e (em modo ITaaS) para cenários exigentes como computação de alto desempenho (HPC – High Performance Computing), SAP Hana ou aplicações Big Data. Os clientes têm a opção de comprar um cloud computing modular na sua totalidade ou alugar um (“Datacenter como um Serviço”).
Em particular, as suas aplicações estão nos setores Indústria 4.0 e Internet of Things (IoT) que exigem sistemas de computação de baixa latência em produção, os “Edge Datacenters”. Os datacenters baseados em contentores também são usados para datacenters com grandes requisitos de escalabilidade ou com densidades e eficiências de alta potência. “Até agora, o planeamento e a construção de um datacenter separado para uma empresa tem sido um projeto muito individualizado que demora muito tempo, às vezes anos. A Rittal e a iNNOVO estão agora a oferecer aos seus clientes infraestruturas de TI de rápida implementação e com segurança de falhas, incluindo a gestão da cloud. As empresas estão a adaptar-se à transformação digital e estão a usar os dados como um novo fator de produção, para obter novas oportunidades de receita”, diz Martin Kipping, Diretor de Projetos Internacionais de TI da Rittal.
O conceito BCC está a ser seguido, por exemplo, no Projeto Lefdal Mine Datacenter. Na costa norueguesa, um cloud computing altamente escalável e eficiente está a ser construído numa mina desativada e as novas soluções Rittal BCC estão a ser aplicadas com a plataforma iNNOVO BCC. Os clientes podem, assim, trabalhar os seus sistemas de TI num datacenter seguro e ultra-eficiente e/ou obter os recursos de TI necessários como serviços de gestão. Os dois parceiros também estão a construir um parque cloud em Frankfurt. Os contentores Rittal BCC com capacidade até 200 kW estão a ser instalados lá. A oferta é relevante para empresas que necessitam de sistemas de TI de alto desempenho e que, ao mesmo tempo, têm de obter os seus serviços cloud a partir de um datacenter na Alemanha, por uma razão ou outra.
“A participação da Rittal está a permitir expandir o nosso bem-sucedido modelo de negócios iNNOVO, o que inclui o desenvolvimento de novos designs para cloud computing e a intro-dução de novas plataformas cloud ITaaS tal como ‘HPC como Serviço’ ou ‘SAP Hana’, baseado na plataforma cloud BCC. Estamos muito satisfeitos por ter encontrado na Rittal um parceiro internacionalmente estratégico e muito inovador com quem temos, por muitos anos, seguido intensamente as nossas estratégias comuns de cloud”, diz o Sebastian Ritz, CEO da iNNOVO Cloud GmbH. A Rittal está a introduzir os seus conhecimentos em infraestruturas de TI e módulos de datacenters eficientes em termos de energia nestes projetos conjuntos. A iNNOVO Cloud GmbH tem muitos anos de experiência na conceção e operação de plataformas cloud. A Rittal tem uma participação de 31% na iNNOVO cloud GmbH.
VOCÊ PODE GOSTAR
-
F.Fonseca faz parte do TOP 5% das PME de Portugal
-
Formação em Proteção e Segurança Radiológica na Indústria – Última edição do ano!
-
588 vidas impactadas em 2023 com campanha de dádiva de sangue na WEG Portugal
-
TECLENAJUNCOR conclui processo de fusão
-
Encoders absolutos REM e RES Profinet de alta resolução da Turck