Revista Manutenção

residuos

Resíduos geram produção adicional na economia de 3,6 mil milhões

De acordo com o estudo “Relevância e Impacto do Sector dos Resíduos em Portugal na Perspectiva de uma Economia Circular”, promovido pela Associação Smart Waste Portugal e realizado por um grupo liderado pelo economista Augusto Mateus, a atividade do setor dos resíduos gerou uma produção adicional na economia portuguesa de 3,6 mil milhões de euros em 2016

De acordo com o estudo “Relevância e Impacto do Sector dos Resíduos em Portugal na Perspectiva de uma Economia Circular“, promovido pela Associação Smart Waste Portugal e realizado por um grupo liderado pelo economista Augusto Mateus, a atividade do setor dos resíduos gerou uma produção adicional na economia portuguesa de 3,6 mil milhões de euros em 2016, a que correspondem 43 mil postos de trabalho.

A esta produção adicional na economia corresponde, segundo o estudo, um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de 2 mil milhões de euros, além de requerer um acréscimo de importações de cerca de 284 milhões de euros.

O documento refere estatísticas oficiais para mencionar que em 2016, a economia portuguesa gerou cerca de 14,8 milhões de toneladas de lixo, dos quais 4,9 milhões de resíduos urbanos. Do total de resíduos produzidos, foram valorizados 71%, equivalentes a 10,6 milhões de toneladas. A recolha seletiva – de papel e cartão, plástico, metal e vidro, mas também de resíduos urbanos biodegradáveis – corresponde a 15,9% do total do lixo urbano.

Translate »