Revista Manutenção

Professor da Universidade de Coimbra recebe Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA

Professor da Universidade de Coimbra recebe Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA

É a primeira vez que o Prémio de Excelência Profissional em Ciência, da REHVA é entregue a um cientista português.

Manuel Gameiro da Silva, Professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio de Excelência Profissional em Ciência, da REHVA, em Istambul.

É a primeira vez que este prémio internacional é entregue a um cientista português. Manuel Gameiro da Silva, também Diretor da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e coordenador da Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC, foi proposto para o galardão pela Coordenação da Especialização da Ordem dos Engenheiros, a entidade que representa Portugal na REHVA.

A REHVA, sediada em Bruxelas, é a Federação das Associações Europeias de Engenharia de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), representando um universo de mais de 100 mil engenheiros europeus. Nos últimos 19 anos, o Prémio de Excelência Profissional em Ciência já reconheceu 28 cientistas. Anualmente, podem ser distinguidas até duas personalidades a nível europeu.

O júri justificou a escolha do único premiado deste ano com base no reconhecimento das suas notáveis realizações científicas e pelas suas contribuições para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios. O prémio foi entregue pelo Presidente da REHVA, Professor Catalin Lungu, durante a Assembleia Geral desta federação.

Decorreu também em Istambul a Conferência Climamed 2024, uma organização conjunta das associações de engenharia de AVAC de Espanha, França, Itália, Portugal e Turquia. Esta conferência contou, entre os oradores convidados, com os docentes da FCTUC, Manuel Gameiro da Silva e Adélio Gaspar, atual Diretor do DEM, e ainda com a apresentação de 3 comunicações por investigadores da ADAI, fazendo da UC uma das entidades mais representadas do evento.

Universidade de Coimbra
Faculdade de Ciências e Tecnologias
Tel.: +351 239 796 200 · Fax: +351 239 796 247
www.uc.pt

Translate »