Cada vez mais sustentável e cada vez mais económico – este é o mantra atual dos construtores automóveis. Sob permanente pressão do mercado e com prazos reduzidos de Investigação & Desenvolvimento, apertam por sua vez com os fornecedores de componentes.
“É essencial que as empresas portuguesas acompanhem a evolução com atenção e que se mantenham perfeitamente qualificadas”, sublinha Pedro Silva, diretor-geral da consultora e formadora OPCO que oferece mais de 30 ações de formação de julho a dezembro de 2023. As sessões são realizadas online em horário laboral e é possível inscrever-se até à última hora. Quanto aos conteúdos, transmitem competências específicas dos mais diversos segmentos do setor, como por exemplo a logística, o desenvolvimento de processos e de produtos, a responsabilidade civil, as core tools exigidas pela indústria, o controlo de produção, a medição, a prevenção de falhas e a preparação de auditorias. “Queremos ajudar as empresas, nesta realidade particularmente exigente, com os nossos conhecimentos específicos e do mercado e com toda a nossa experiência prática para poderem continuar a cumprir os requisitos da indústria e seguir o rumo de qualidade, de produtividade e de melhoria contínua”, sublinha Pedro Silva.
Com mais de 25 anos de experiência sobretudo em OEM e fornecedores da indústria automóvel, como profissional nas áreas da Qualidade, Engenharia, Produção/Processo e Direção de Fábrica, e agora como formador, consultor e auditor, o engenheiro mecânico reuniu uma equipa de especialistas com experiência de terreno para dar suporte e formação certificada às empresas da indústria automóvel. Com uma média de mais de 1200 profissionais qualificados por ano, “acredito que o sucesso da nossa academia tem a ver com o facto de falarmos a língua dos profissionais da indústria automóvel. Assim, fazemos mesmo parte da equipa”, explica o diretor-geral da OPCO, e acrescenta: “Outro ponto forte, para além desta postura de parceria, é a OPCO ser parceira e licenciada pela Associação da Indústria Automóvel Alemã (VDA) em Portugal. Traduzimos os manuais de requisitos da VDA para português e estamos sempre a par das tendências e necessidades específicas da indústria.”
A agenda completa das 30 ações de qualificação e formação está disponível no website da OPCO. Em julho, já nos dias 17 e 18, acontece a ação “MMOG/LE v6 – Materials Management and Logistics Assessment”, de 17 a 19 decorre a ação “IATF 16949 – Qualificação de Auditor 1.ª / 2.ª parte”, a 24 é a vez de “5’S e Gestão Visual”, a 25 e 26 “Automotive Core Tools for Process and System Auditors”, 27 e 28 “Metrologia e calibração” e, a fechar o mês de julho, no dia 31 “VDA 16 – Superfícies decorativas de acessórios e peças funcionais nas áreas externas e internas de automóveis”.
As ações da OPCO destinam-se a um número máximo de 12 participantes por sessão. A inscrição pode ser realizada diretamente no website da formadora, certificada pela DGERT, com um Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela BVC de acordo com a Norma ISO 9001.
OPCO
Tel.: +351 210 152 492
opco@opco.pt · www.opco.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Método de ensaio por ultrassons em Ensaios Não Destrutivos (END)
-
Alterações no Conselho Fiscal na Endress+Hauser
-
Cientistas utilizam IA para prever regenerabilidade de óleos lubrificantes usados
-
Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros- Região Sul apresenta livro de Manuel Bolotinha
-
Sistema de puxador de porta DHS com sinais de cores da Schmersal