Revista Manutenção

Manutenção preditiva na fábrica da Nestlé no sul do Dubai

Manutenção preditiva na fábrica da Nestlé no sul do Dubai

A tecnologia EcoStruxure da Schneider Electric avalia os dados dos equipamentos elétricos da fábrica em tempo real e utiliza sistemas de análise preditiva baseados na cloud para identificar e resolver possíveis falhas.

A fábrica Al Maha da Nestlé, no Dubai, está a beneficiar de uma abordagem inovadora à manutenção das suas máquinas elétricas de baixa tensão graças à tecnologia da Schneider Electric. A solução está a ajudar a equipa da Nestlé a monitorizar a gestão de energia, as cargas elétricas e as configurações de temperatura de todos os ativos conectados da fábrica, para que os técnicos possam resolver problemas de forma proativa, evitar o tempo de paragem não planeado e mitigar riscos de segurança, bem como otimizar as cargas elétricas para tornar a instalação mais eficiente a nível energético. A tecnologia EcoStruxure da Schneider Electric avalia os dados dos equipamentos elétricos da fábrica em tempo real e utiliza sistemas de análise preditiva baseados na cloud para identificar e resolver possíveis falhas.

Localizada no sul do Dubai, a fábrica Al Maha da Nestlé foi inaugurada em 2017 e fabrica produtos das marcas NESCAFÉ e MAGGI. Esta fábrica é uma das mais avançadas da região: funciona com iluminação 100% LED, o seu isolamento foi pensado para poupar a energia do ar condicionado, e recicla 100% dos resíduos das suas linhas de produção. A Nestlé também instalou aí a maior central solar privada dos EAU – com um total de 20 000 painéis fotovoltaicos –, que gera 9 GWh de eletricidade anual para dar resposta às necessidades de energia anuais da fábrica, eliminando quase 6 milhões de quilogramas de CO2 por ano.

As soluções implementadas na fábrica incluem o EcoStruxure Power Monitoring Expert, software de gestão de energia Edge Control, e serviços alimentados por Inteligência Artificial, incluindo o EcoStruxure Asset Advisor. O software proporcionará à equipa de engenharia da Nestlé um conjunto de informações sobre a fiabilidade dos ativos, a saúde do sistema elétrico e a eficiência energética da fábrica. Com a sua arquitetura aberta e escalável, a plataforma EcoStruxure conecta-se a dispositivos inteligentes em todo o sistema elétrico e faz a integração com sistemas de controlo de processos e plataformas de dados empresariais. Os dados são analisados por algoritmos baseados na cloud, e as soluções facultam insights sobre a saúde dos equipamentos e sugerem horários de manutenção preditiva, permitindo uma abordagem proativa à gestão dos ativos.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
[email protected] · www.se.com/pt

Translate »