Revista Manutenção

hidro lubrificantes

Lubrificantes à base de água

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que fabrica lubrificantes especiais para vários segmentos da indústria, encontra-se a desenvolver hidro lubrificantes para aplicações em redutores, rolamentos, correntes, engrenagens e outros componentes

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que fabrica lubrificantes especiais para vários segmentos da indústria, encontra-se a desenvolver hidro lubrificantes para aplicações em redutores, rolamentos, correntes, engrenagens e outros componentes. Atualmente, a tecnologia de hidro lubrificação está a ser utilizada em correias transportadoras, resultando em melhores índices de lubrificação e, portanto, na redução da incidência de falhas operacionais na produção.

Comparada com os lubrificantes atuais à base de óleo, a água é sustentável, não é tóxica nem é inflamável. Como lubrificante, a água era pouco utilizada, uma vez que é sujeita a certas limitações físicas e biológicas, como pontos de evaporação e de congelamento, oxidação ou cultura microbiológica. Com lubrificantes à base de água é possível atingir parâmetros de desempenho até então inatingíveis, como as excelentes propriedades de arrefecimento ou baixo consumo de energia graças ao atrito reduzido.

A eficiência energética, compatibilidade ecológica, disponibilidade finita das matérias-primas fósseis, a demanda por conceitos de lubrificação inovadores inteiramente baseados em matérias-primas renováveis é uma necessidade que a Klüber Lubrication já está se preparando para atender.

Translate »