Revista Manutenção

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa apresenta primeira pós-graduação em Engenharia e Gestão do Risco de Desastres

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa apresenta primeira pós-graduação em Engenharia e Gestão do Risco de Desastres

Pioneira em Portugal, combinando as áreas de Engenharia e Tecnologia.

O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) aposta na inovação e apresenta, pela primeira vez em Portugal, com uma pós-graduação em Engenharia e Gestão de Risco de Desastres. Este curso inovador abrange todas as etapas da gestão do risco de desastres, com especial atenção às perspetivas da engenharia e da tecnologia, e visa circunscrever os impactos sofridos por comunidades inteiras, fruto de desastres naturais e tecnológicos, que exigem respostas imediatas e efetivas por parte das autoridades competentes.

Segundo Maria Ana Baptista, coordenadora da pós-graduação em Engenharia e Gestão de Risco de Desastres do ISEL, “com o crescimento da ocorrência de desastres naturais e tecnológicos, entre eles o surgimento de pandemias e a utilização de produtos químicos na indústria e na agricultura, a nossa aposta vai permitir que os nossos diplomados adquiram competências que os habilitem a desenvolver estratégias eficientes de prevenção, mitigação, avaliação e resposta em situações de emergência e de catástrofe, evitando assim riscos maiores e reduzindo o impacto nas comunidades”.

Esta nova pós-graduação destina-se a profissionais que atuam nas áreas de engenharia civil, ambiente, geologia, arquitetura, administração pública e planeamento urbano e vai desdobrar-se em aulas teóricas e teórico-práticas ministradas em horário pós-laboral, às sextas-feiras e aos sábados.

O curso disponibiliza apenas 25 vagas e os interessados devem candidatar-se através do portal de candidaturas do ISEL. A 1ª fase de candidatura decorre entre 5 e 25 de junho de 2024.

ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
coordenador.egrd@isel.pt · www.isel.pt

Translate »