FUCHS e BASF colaboram na avaliação global da sustentabilidade e em lubrificantes mais sustentáveis

Há mais de 10 anos que a FUCHS está a desenvolver e a implementar a sua estratégia de sustentabilidade…

FUCHS LUBRIFICANTES Unip. Lda.
Tel.: +351 229 479 360 · Fax: +351 229 487 735
fuchs@fuchs.pt · www.fuchs.com/pt

Há mais de 10 anos que a FUCHS está a desenvolver e a implementar a sua estratégia de sustentabilidade como contributo para a proteção do clima na indústria de lubrificantes. A BASF, parceira de componentes de longa data da FUCHS, tem uma sólida história de sucesso na área de proteção ambiental. Com uma análise de eficiência ecológica (EEA) para diferentes fluidos hidráulicos baseados em óleo mineral, que a FUCHS realizou recentemente com a unidade global de negócios da BASF Fuel and Lubricant Solutions, as duas parceiras desenvolveram argumentos sólidos para uma avaliação de sustentabilidade de fluidos hidráulicos que é transversal, realista e factual. Ao contrário da abordagem atual dominante – a abordagem do berço ao portão – que apenas avalia uma parte do ciclo da vida de um produto, nomeadamente a fase inicial até à sua produção, a avaliação de diferentes fluidos hidráulicos foi efetuada com uma abordagem “do berço ao túmulo”. Isto significa que foram avaliados os aspetos ecológicos e económicos dos produtos considerados ao longo de todo o ciclo de vida desde a aquisição das matérias primas sobre a produção e a fase de utilização até à eliminação. Na avaliação “do berço ao túmulo” de todos os produtos usados numa escavadora de rastos, os resultados da análise EEA revelaram, de forma notável, o reduzido impacto ambiental e a redução dos custos totais – sobretudo com a utilização do analisado fluido Premium HLP (óleo hidráulico multigraduado de alta performance) em comparação com um fluido HLP Standard (óleo hidráulico monograduado). A vantagem consiste em primeiro lugar na otimizada eficiência do gasóleo durante toda a fase de utilização. Esta melhoria na eficiência é alcançada através da otimizada eficiência volumétrica do fluido, do reduzido atrito e da reduzida taxa de circulação de massa do fluido. Desta forma, compensa claramente o impacto ambiental ligeiramente maior dos produtos na fase “do berço ao portão“. Assim, a melhorada eficiência de combustível resultou principalmente da maior eficiência de fluido do óleo hidráulico multigraduado especificamente pré-formulado.     

Download – Última edição

manutenção145

(Irá receber um email com o link de download.)