Festo debate igualdade de género na ciência e tecnologia

Festo reuniu mulheres para debater igualdade de género na ciência e tecnologia

A diferença de género, longe de diminuir, cresceu nas últimas décadas entre estudantes do ensino médio, formação profissional e universitário.

No Dia Internacional das Mulheres e Jovens na Ciência, comemorado a 11 de fevereiro, a Festo organizou uma mesa redonda na sua sede em Barcelona (também transmitida em streaming), um evento integrado no compromisso da Festo que há um ano aderiu à Steam Alliance, promovida pelo Ministério da Educação e Formação Profissional para promover vocações científicas e tecnológicas em meninas e jovens. Pode visualizar o vídeo completo na página do YouTube da Festo Spain.

O debate foi moderado pela jornalista Ruth Gumbau, e contou com 7 mulheres de diferentes idades e perfis, mas com a paixão pela inovação, tecnologia, ciência e indústria em comum: Pepa Sedó, Mar Masulli, Rita Maria Planas, Xènia Tena, Maria Teixido, Lucía Marquina. Inicialmente indicaram a importância de se ter uma referência nesta área para despertar o interesse pelos estudos e profissões STEAM, que tanto pode ser uma figura história (Maria Curie por exemplo) como uma professora ou a própria família. Ressalvaram que a pluralidade é muito importante e é o futuro, e que todos temos um papel fundamental nisso. A principal conclusão do debate foi que, embora as condições socioculturais para reduzir a desigualdade de género na ciência e tecnologia sejam mais favoráveis ​​do que nunca, ainda não são suficientes diante dos dados mais recentes.

Um estudo recente apresentado pelo Ministério da Educação, “Radiografia sobre a diferença de género na formação STEAM” indica que cada vez menos meninas optam por estudar matemática e ciência da computação. A diferença de género, longe de diminuir, cresceu nas últimas décadas entre estudantes do ensino médio, formação profissional e universitário. O relatório acrescenta que as alunas são uma minoria nas disciplinas STEAM, uma constante que se repete desde o ensino médio até ao doutoramento universitário.

Festo – Automação, Unipessoal, Lda.
Tel.: +351 226 156 150 · Fax: +351 226 156 189
[email protected] · www.festo.pt

Translate »