Revista Manutenção

Ensaios Não Destrutivos em Sines

Ensaios Não Destrutivos em Sines

A AJL, empresa do Grupo IEP, promove em maio, 3 ações formativas na área dos Ensaios Não Destrutivos (END / NDT) em Sines. Saiba quais são!

Os Ensaios Não Destrutivos baseiam-se em princípios físicos e da sua aplicação resulta a possibilidade de estabelecer um diagnóstico da qualidade do objeto ensaiado sem que este sofra qualquer deterioração, quer durante, quer no final do ensaio, pelo que estes podem ser aplicados em qualquer fase do processo.

A AJL, empresa do Grupo IEP, promove em maio, 3 ações formativas na área dos Ensaios Não Destrutivos (END / NDT) em Sines.

A AJL integra um conjunto alargado de serviços – Estudos Técnicos, Inspeções, Soldadura, Formação, Ensaios Não Destrutivos (END) e Ensaios Destrutivos.

Estão calendarizados os seguintes cursos: Partículas Magnéticas (Nível 1 e 2) – 40 horas, Inspeção Visual (Nível 1 e 2) – 40 horas e Líquidos Penetrantes (Nível 1 e 2) – 40 horas.

Partículas magnéticas

O ensaio por partículas magnéticas é uma técnica de inspeção não destrutiva utilizada para identificar descontinuidades tanto superficiais quanto subsuperficiais em materiais ferromagnéticos. O método envolve a magnetização do componente inspecionado e a aplicação de uma suspensão de partículas magnéticas que podem ser visíveis ou fluorescentes. Este procedimento é altamente eficaz, dependendo de fatores como a intensidade do campo magnético, tamanho e concentração das partículas, e é crucial em setores como o aeroespacial, automotivo e petroquímico para garantir a integridade estrutural dos componentes.

O curso em Partículas Magnéticas (Nível 1 e 2), promovido pela AJL, tem como intuito desenvolver conhecimentos teóricos e capacidades operacionais no âmbito do Método de Ensaio por Partículas Magnéticas em Ensaios Não Destrutivos (END), o que irá permitir a inspeção de uma ampla variedade de materiais ferromagnéticos, componentes e sistemas, procurando descontinuidades existentes à superfície.

Inspeção visual

A inspeção visual não só é importante como método de ensaio não destrutivo com um grande campo de aplicação, como também é essencial como metaensaio, isto é, por ser imprescindível para a aquisição de resultados obtidos com outros ensaios ou ainda muito conveniente como protoensaio, ou seja, como ensaio prévio e preliminar a aplicação de qualquer outro ensaio.

O curso promovido pela AJL tem como objetivo dotar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam operar na área dos ensaios não destrutivos através da Inspeção Visual, providenciando-lhes a formação necessária para o acesso à certificação de nível II, conforme a Norma EN ISO 9712:2021.

Líquidos penetrantes

O ensaio por líquidos penetrantes é uma técnica de inspeção não destrutiva amplamente utilizada para localizar descontinuidades abertas na superfície de materiais não porosos, tais como metais, plásticos e cerâmicas. Esta técnica é valorizada pela sua simplicidade e eficácia, permitindo a deteção de falhas muito finas que são difíceis de detetar por outros métodos.

A missão do curso em Líquidos Penetrantes (Nível 1 e 2) apresenta conhecimentos teóricos e capacidades operacionais no âmbito do Método de Ensaio por Líquidos Penetrantes em Ensaios Não Destrutivos (END), o que irá permitir a inspeção de uma ampla variedade de materiais, componentes e sistemas, procurando descontinuidades existentes à superfície.

As formações são dirigidas essencialmente a inspetores de Qualidade nas áreas da Metalomecânica e Soldadura e quadros técnicos das empresas nas áreas da Metalomecânica, Fundição e END.

Os cursos são reconhecidos pelo Organismo de Certificação de Pessoas (RELACRE/OCP).

IEP – Instituto Electrotécnico Português
Tel.: +351 229 570 000/15 · Fax: +351 229 530 594
info@iep.pt · www.iep.pt

Translate »