Após uma edição sem Visita Técnica, o 18.º Congresso Nacional de Manutenção volta a preencher a tarde do segundo dia do certame com uma visita às instalações de um dos seus parceiros, sendo este ano a EDP a selecionada. Assim, a Visita Técnica da edição de 2025 do Congresso será à nova Central Termoelétrica do Ribatejo.
Com um limite máximo de 25 participantes, esta visita é gratuita para os participantes do Congresso, bastando contactar a APMI – Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Activos por email para reservar uma das vagas (mediante disponibilidade). A visita irá incluir conhecer as instalações da central e saber mais sobre um projeto-piloto de hidrogénio que está a ser implementado na central.
Situada na vila do Carregado, a central utiliza turbinas a gás e a vapor para uma produção eficiente de eletricidade, desempenhando um papel crucial na estabilização do sistema elétrico nacional, à medida que a produção renovável cresce. No que toca à inovação, a nova Central Termoelétrica do Ribatejo é palco de um projeto-piloto de hidrogénio que ficará em operação até o início de 2026, servindo para analisar a viabilidade técnica e económica do hidrogénio e apoiar futuros investimentos da EDP neste setor.
“Fazemos questão de encerrar os nossos Congressos Nacionais de Manutenção com a habitual visita técnica, que este ano vai ser na Central Termoelétrica do Ribatejo da EDP. É um dos momentos grandes do Congresso Nacional de Manutenção de 2025, dada a importância estratégica desta instalação a nível nacional, bem como um excelente exemplo nas boas práticas de Manutenção”, explica João Cruz, Presidente da APMI.
A Visita Técnica encerra o programa do 18.º Congresso Nacional de Manutenção que decorre no hotel Lagoas Park, em Oeiras, a 20 e 21 de novembro. O Congresso conta com 45 apresentações técnico-científicas sobre Manutenção, Gestão de Ativos, Segurança, Transformação Digital, Tecnologias, Sustentabilidade e Pessoas, e dois keynote speakers que se irão debruçar sobre um dos temas mais relevantes do momento: a Inteligência Artificial.
Pode saber mais informações sobre o Congresso Nacional de Manutenção em www.18cnm.com.pt/.
Sobre a APMI – Associação Portuguesa de Manutenção Industrial e Gestão de Activos
A APMI é uma entidade portuguesa sem fins lucrativos que agrega centenas de sócios coletivos e individuais ligados à manutenção industrial e gestão de ativos. O objetivo da APMI passa por divulgar a importância da Manutenção como fator de aumento da produtividade e competitividade das empresas, ao promover entre os associados, o conhecimento e implementação de tecnologias, métodos e técnicas de manutenção, que permitam uma correta operacionalidade dos equipamentos, sistemas, instalações e edifícios. No seguimento destes objetivos, a APMI detém a revista Manutenção onde são publicados artigos redigidos por importantes gestores e técnicos de manutenção industrial, e uma newsletter trimestral; promove regularmente seminários e ações de formação sobre técnicas de manutenção; e possui uma biblioteca especializada que todos os sócios podem consultar. A somar a tudo isto, a APMI participa ainda nos congressos da EFNMS – European Federation of National Maintenance Societies e nas reuniões do Council Meeting e estabelece protocolos com entidades nacionais para a difusão de tecnologias e metodologias no âmbito da Manutenção Industrial e Gestão de Ativos.
A.P.M.I. – Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Activos
Tel.: +351 217 163 881 · Fax: + 351 217 162 259
apmigeral@apmi.com.pt · www.apmi.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
AAMGA: atualização dos Órgãos Sociais
-
Endress+Hauser adquire a propriedade total da CodeWrights
-
Novo estudo da Schneider Electric revela oportunidade de aumentar a competitividade com sistemas de automação modernos
-
Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricose Eletrónicos (REEE)
-
TECLENAJUNCOR incorpora empresa DIMA
