siemens

Siemens certificada pela DGERT como entidade formadora

Por Despacho da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho…

Por Despacho da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), a Siemens S.A. obteve a certificação como entidade formadora, através das áreas de formação técnica SITRAIN para clientes e formação interna para colaboradores. Esta certificação confere validação técnica e o reconhecimento da capacidade pedagógica para intervir no âmbito da formação profissional segundo o referencial de qualidade e requisitos do novo sistema de certificação. A Siemens, que já era uma entidade de formação acreditada há vários anos, voltou a demonstrar as evidências necessárias em termos de recursos humanos com capacidade técnica e de gestão, condições e práticas pedagógicas adequadas ao desenvolvimento da atividade formativa, cumprindo todos os requisitos deste novo e mais amplo sistema de certificação, em todas as fases do ciclo formativo.

Com a obtenção desta certificação, os clientes SITRAIN podem assim candidatar-se a financiamentos públicos para o desenvolvimento dos projetos formativos dos seus colaboradores. A oferta formativa do SITRAIN contempla o planeamento, desenvolvimento e realização de ações de formação técnica em sistemas de automação, redes de comunicação e supervisão, acionamentos e comando numérico, sistemas de controlo distribuído, controlo industrial e instrumentação e desenvolve todo o seu portefólio de cursos na área de educação e formação 523, eletrónica e automação. O grupo alvo dos cursos SITRAIN é composto por colaboradores, técnicos de comissionamento, técnicos de service, operadores, técnicos de manutenção, responsáveis de projeto e programadores das indústrias para as quais a Siemens forneceu ou instalou soluções. Estes cursos começam também a ser procurados por particulares que pretendem reforçar os seus currículos com conhecimentos de automação Siemens.

Os cursos SITRAIN em Portugal decorrem nas instalações da Siemens, na sede em Alfragide ou na delegação do Porto, mas podem decorrer também nas instalações do próprio cliente, dado o carater portátil dos equipamentos práticos (democases) utilizados nas formações. Anualmente o SITRAIN ministra cerca de 100 cursos, 300 dias de formação, formando em média 350 participantes por ano. Mundialmente o SITRAIN está presente em mais de 60 países e na Alemanha, as formações técnicas do SITRAIN são também certificadas pela Anerkennungs-und Zulassungsverordnung Weiterbildung (AZWV), que define e implementa o regulamento do Ministério da Economia e Trabalho alemão (Bundesministerium für Wirtschaft und Arbeit) sobre o apoio às formações certificadas para reforço das competências profissionais, com o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho, desenvolver perspetivas de carreira e melhorar a produtividade, tornando, assim, as indústrias mais competitivas.

www.siemens.pt

Translate »