Qual o lugar de Portugal no futuro do setor automóvel?

Qual o lugar de Portugal no futuro do setor automóvel?

OPCO realiza 5.ª Edição do Automotive Summit em Aveiro

Conduzida pelo lema “Liderar a Mudança”, a OPCO avança para a quinta edição do Automotive Summit a 15 e 16 de novembro em Aveiro. Desta vez, o destaque é Portugal: “Reunimos um conjunto de especialistas nacionais e internacionais com conhecimento e experiência para falar sobre os desafios e as vantagens das empresas portuguesas que fornecem a indústria automóvel”, explica Pedro Silva, diretor-geral da OPCO. O objetivo central do evento é a partilha de informação “crucial para que as empresas nacionais que atuam no setor consigam estar em linha e cumprir os seus exigentes requisitos e, assim, seguir o rumo de qualidade, de produtividade e de melhoria contínua, bem como se afirmarem e crescerem na indústria automóvel global que está em permanente evolução”, refere o engenheiro automóvel.

O Automotive Summit conta com um primeiro dia dedicado a palestras e debates e um segundo dia de visita à Bosch Car Multimedia em Braga. No dia 15 de novembro, depois da abertura pela OPCO e a Câmara Municipal de Aveiro, às 9 horas, o Presidente da Mobinov, Jorge Rosa, vai fazer a contextualização e enquadramento da indústria automóvel portuguesa que considera ter potencial para ser uma referência na investigação, inovação, conceção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços. Segue-se a apresentação das novas publicações VDA-QMC, das quais a OPCO, como parceira licenciada da VDA em Portugal desde 2008, tem a exclusividade da tradução para português de Portugal. A última norma que traduziu foi a VDA 6.3:2023 que traz três novidades importantes, como esclarece Pedro Silva: “A nova versão dá uma ênfase muito maior ao software, inclui vários requisitos relativos aos fornecedores na cadeia de fornecimento e integra um conjunto de regras para a realização de auditorias remotas ou híbridas.”

Vai também realizar-se uma mesa redonda com o tema OEM’S em Portugal: Vantagens competitivas e desafios do país que conta com um painel de especialistas, como é o caso de responsáveis da Stellantis, Renault (agora Horse), Mitsubishi Fuso Trucks Europe e Toyota Caetano. Este painel, tal como outros da parte da tarde, é moderado pela jornalista da SIC, Marta Atalaya. A especificação técnica IATF 16949 vai ser também apresentada por Paul Hardiman (Quality Partner Limited) e Agata Lewkowska (QualityWise), juntamento com Pedro Silva da OPCO. As Associações Portuguesas no Setor Automóvel vão estar representadas no evento, nomeadamente, a Agenda da Microeletrónica, a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, a AED – Aeronautics, Space and Defence Cluster), a APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos e a AFIA – Associação dos Fabricantes da Indústria Automóvel).

A criação do Automotive Summit tem origem em 2018, na Conferência Regional da VDA-QMC no Porto, que foi o primeiro grande encontro da indústria automóvel em Portugal, coorganizado pela OPCO. Depois da excelente experiência, a empresa formadora e consultora do setor automóvel com mais de 15 anos de experiência, tomou a iniciativa de realizar esta cimeira que tem vindo a crescer desde então. Em 2018, ultrapassaram os 100 participantes, no ano seguinte, em formato exclusivamente presencial, tiveram mais de 200 pessoas. Em 2020, no primeiro Summit exclusivamente online, chegaram às 1.000 participações, em 2021, também online, foram mais de 2.200 e, em 2022, foram 2.300 participações online e 100 presenciais. Como será em 2023? As inscrições para o Automotive Summit da OPCO em Aveiro nos dias 15 e 16 de novembro de 2023 estão a decorrer no website do Automotive Summit.

Eis os temas das edições anteriores:

  • 2018: Conferência Regional Internacional VDA-QMC
  • 2019: Sharing Knowledge
  • 2020: Lead the Change
  • 2021: Automotive Summit International
  • 2022: O novo Paradigma da Indústria

OPCO
Tel.: +351 210 152 492
opco@opco.pt · www.opco.pt

Translate »