Revista Manutenção

Hannover Messe 2023

Hannover Messe 2023: um passo à frente na inovação tecnológica

“Não importa de onde vem a inovação. Seja de empresas grandes, pequenas, antigas, familiares ou novas. Todos são bem-vindos nas olimpíadas tecnológicas que é a Hannover Messe”, aliciou Köckler, Presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG

A próxima edição da Hannover Messe realiza-se de 17 a 21 de abril, em Hannover, na Alemanha, marcando o regresso total da feira ao modo presencial. Quem o apontou foi Jochen Köckler no evento de apresentação da feira aos meios de comunicação. Finalmente estamos juntos. As soluções de que precisamos, hoje em dia, são tecnológicas e é aqui (em Hannover) que as vamos encontrar. Não é uma tecnologia que vai mudar o mundo, mas são todas, em conjunto”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, organização responsável pela feira.

Em Hannover, os visitantes irão encontrar cerca de 4000 expositores, entre os quais 300 start-ups, dentro das áreas da automação, energia, TI, software e fornecedores.Não importa de onde vem a inovação. Seja de empresas grandes, pequenas, antigas, familiares ou novas. Todos são bem-vindos nas olimpíadas tecnológicas que é a Hannover Messe”, aliciou Köckler. O Presidente mencionou os temas em destaque desta edição, referindo em especial a inteligência artificial, a gestão de energia, a produção neutra em carbono e o hidrogénio.

A Hannover Messe de 2023 contará com 15 pavilhões, divididos entre Peças e Soluções de Engenharia (Área de Carreira), Automação, Movimento e Drives (Soluções Logísiticas), Hub do Future (Negócios e Mercados Globais e País Parceiro), Ecossistemas Digitais (Área Startup, Arena 5g), Soluções Energéticas (Hidrogénio e Células de Combustível) e Ar Comprimido e Vácuo. A feira terá ainda 4 palcos de conferência: o Transferência de Tecnologia”, o “Transformação Industrial, o Indústria 4.0 e o Energia 4.0”.

Para além disso, a Hannover Messe 2023 marca a 20.ª edição do simpósio WomenPower, onde se procura incentivar e destacar o papel da mulher na indústria. Com o mote “celebrar a diversidade”, esta edição incluirá a entrega do 11.º Engineer PowerWomen Award.

Indonésia é o país parceiro de 2023

Depois de Portugal ter sido o país parceiro em 2022, este ano esse papel volta para a Indonésia, país parceiro de 2021. Foi com orgulho que Eko S. A. Cahyanto, Diretor Geral de Resiliência da Indústria, do Ministério da Indústria da Indonésia, falou sobre o objetivo desta parceria renovada. “Queremos mostrar ao mundo o crescimento da nossa indústria. Caminhamos para uma Indonésia 4.0”, disse.   

Enquanto país parceiro, a Indonésia terá um pavilhão próprio, onde contará com 150 expositores, entre eles empresas, escolas e associações, que mostrarão que a “capacidade para trabalhar juntos é fundamental”, na “jornada infinita” que é a busca por um futuro melhor.

Os humanos são o problema e podem ser a solução do planeta

Nina Gaissert, responsável pelo Departamento de Portefólio de Projetos Corporativos da FESTO, mostrou aos presentes na press preview da Hannover Messe como a junção de tecnologia com biologia pode ser o caminho a seguir. “Estamos sempre a tentar aprender com a natureza para melhorar a nossa tecnologia e está da hora de evoluirmos e passarmos a integrar a natureza, disse, enquanto apresentada o PhotoBionicCell, um projeto que pretende eliminar grandes quantidades de CO2 rapidamente através do cultivo de algas.

Os humanos criaram o problema e acredito que serão os humanos a resolvê-lo, explicou a cientista. Gaissert confessou que o projeto ainda está em evolução e que atualmente não é economicamente viável, mas é um trabalho que precisa de ser feito de forma inspirar a próxima geração que poderá usufruir dele daqui a 15 ou 20 anos. “Há muitos anos começamos a plantar a terra e agora chegou a hora de plantar o oceano, completou.

Este é um exemplo dos projetos inovadores que serão apresentados em Hannover Messe 2023. Haverá também cobots, drones de entregas, produtoras de gelo solares, combustíveis solares para aviões, gémeos digitais, sensores, soluções de transporte, projetos que juntam realidade aumentada e realidade virtual e muito mais.

Hannover Messe
Tel.: +49 0511 890
www.hannovermesse.de/en

Translate »