mm1

EPLAN no Colégio de Gaia – o futuro prepara-se hoje

O EPLAN Education apresenta vantagens inquestionáveis: muitas ofertas…

O EPLAN Education apresenta vantagens inquestionáveis: muitas ofertas de emprego exigem que o candidato esteja familiarizado com o EPLAN. Aqueles que já trabalharam com o software durante a sua formação podem, assim, desfrutar de uma clara e efetiva vantagem. Todos os anos o Colégio de Gaia organiza uma exposição para destacar o caráter experimental e multifacetado do ensino. Este ano, a ExpoColGaia – 2016 realizou-se no dia 14 de abril e contou com a presença de um especialista certificado EPLAN da empresa M&M Engenharia Industrial, Lda que distribui, em Portugal, as aplicações da EPLAN Software & Service.

Desde 2008 que o Colégio de Gaia faculta aos alunos aplicações EPLAN ministrando, assim, uma formação de qualidade atualizada com a realidade empresarial. Este ano, os alunos do 11.º ano do curso de Produção e Controlo Industrial e do 11.º e 12.º anos do curso de Eletrónica Industrial e Automação (EIA) tiveram a oportunidade de obter uma visão global do mercado na área da engenharia e da importância das aplicações EPLAN nos mais variados setores de atividade desta área. Durante a apresentação foi possível visualizar um vídeo que mostrou a digitalização, de ponta a ponta, da produção em 3 dimensões. Da gestão à produção, o vídeo descreveu a colaboração da EPLAN, da Rittal e da Phoenix Contact na abordagem à engenharia dos quadros de comando, da distribuição elétrica e da técnica de automação. Através do vídeo, foi unânime o entendimento de que para se conseguir processos automatizados e uma maior eficiência na engenharia é necessário que os utilizadores das máquinas e sistemas estejam bem preparados e possuam conhecimentos sobre a aplicação em que trabalham para obterem resultados eficazes. Sendo a EPLAN uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções CAE que assumem, cada vez mais, uma forte expressão no mercado, a divulgação dos produtos EPLAN junto de instituições de ensino é bastante importante. Não só porque mostra mais uma possibilidade de desenvolver projetos através de processos mais eficientes, como possibilita o enriquecimento académico dos estudantes na sua ingressão no mercado de trabalho. “O Colégio de Gaia tem uma experiência de mais 30 anos na formação de técnicos de nível secundário, em que a experimentação prática andou sempre de mãos dadas com a fundamentação teórica. O sucesso dos alunos, ao longo destes anos, é a nossa melhor prova de que a matriz seguida pelo Colégio de Gaia, relacionando as competências do saber fazer com as do saber saber, está adequada às necessidades dos alunos que nos procuram e das empresas que colaboram connosco. As tarefas a realizar pelos nossos alunos são muito variadas, o conhecimento do EPLAN, bem como de outros saberes lecionados no curso EIA, é determinante na execução de tarefas em empresas parceiras”, destaca Paulo Ferreira, Diretor do Curso de Eletrónica Industrial e Automação e Professor do Grupo de Eletrónica. A visita, que pretendeu estreitar as relações entre o ensino e o meio empresarial, foi promovida pelo Gabinete de Inserção na Vida Ativa (GIVA) que, desde a sua criação em 1998, desenvolve diversas iniciativas de apoio à transição dos alunos do Colégio para a Vida Ativa e Profissional. Inseridos nas atividades dinâmicas da exposição, foi ainda possível assistir a diversos laboratórios abertos à comunidade onde estiveram patentes trabalhos e iniciativas, muitas das quais interativas, dos alunos que frequentam a instituição.

No final, os alunos partilharam da ideia de que é extremamente importante uma atualização constante com a realidade empresarial, fazendo uso durante a formação de aplicações e software de topo. Durante a manhã houve ainda oportunidade para contactar com o profissional que fez a apresentação e de colocar questões diretas sobre as atividades que desenvolvem no curso. As soluções CAE são cada vez mais uma realidade na indústria portuguesa e o ensino deste tipo de sistemas é uma mais-valia quando incluído nos planos curriculares das instituições de ensino superior e das escolas profissionais. O conceito EPLAN Education constrói uma ponte entre a experiência prática industrial e as necessidades de educação e formação avançadas. A M&M Engenharia Industrial distribui o EPLAN Education desde o lançamento do conceito em 2007 e, desde então, foram utilizadas cerca de 1400 licenças para o Ensino. O EPLAN Education tem duas partes: a educacional (EPLAN Education para salas de aula) e a licença gratuita (EPLAN Education para estudantes).

www.mm-engenharia.pt
www.eplan.pt

Translate »