Foi apresentada na manhã de 30 de janeiro em Leiria, no Instituto Politécnico de Leiria, a nova aceleradora, incubadora e espaço de produtividade e prototipagem para a Indústria 4.0. A 4AC-Industria 4.0 resulta de uma parceria entre o CEiiA e a Startup Portugal e, para José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, o objetivo desta nova aceleradora é, por um lado, apoiar startups tecnológicas para fornecer a indústria, tanto de hardware como de software, na transformação de ideias em produtos, no desenvolvimento de produto e também na fase de scale-up, e por outro contribuir para a inovação nas grandes empresas – como é o caso da Mitsubishi Fuso Truck Europe, a Siemens e a Volkswagen, que já se associaram ao projeto.
O lançamento desta aceleradora é uma das medidas da estratégia para a Indústria 4.0 e trata-se de um conjunto de 60 medidas de iniciativa pública e privada, que se estima que terão um impacto sobre mais de 50 000 empresas a operar em Portugal. Numa fase inicial permitirão requalificar e formar em competências digitais mais de 20 000 trabalhadores e, no âmbito destas medidas está previsto serem injetados na economia até 4,5 mil milhões de euros de investimento nos próximos 4 anos. Entre as startups que se juntaram ao projeto conta-se a BeeVeryCreative, a Follow Inspiration, a Mobi.Me e a Prodsmart, que procuram desenvolvimento de produto e o acesso a novas oportunidades de desenvolvimento de negócio.
No âmbito desta ação, o CEiiA e a ADIRA apresentam o primeiro laboratório integrado de fabrico aditivo para as indústrias automóvel, aeronáutica e setores adjacentes. Este laboratório é dinamizado pelas competências de engenharia e desenvolvimento de produto do CEiiA e pela máquina em desenvolvimento pela ADIRA, que contou com a Fraunhofer na fase de protótipo. Trata-se da primeira máquina de produzir peças em fabrico aditivo de grandes dimensões. Este laboratório está aberto às universidades e às empresas de todas as indústria e visa desenvolver um novo ecossistema associado a este tecnologia avançada de nova geração, ajudando a criar novas formas e metodologias de projeto e desenvolvimento de engenharia, novas formas de certificação até novas formas de fabrico.
VOCÊ PODE GOSTAR
-
EPLAN destaca-se na Expometal com nova Plataforma 2025 e novo Eplan Cable proD
-
Aproveitar o impulso e a produtividade: EuroBLECH 2024 de 22 a 25 em Hannover
-
EDP, CEiiA, Schneider Electric e REN Portgás juntam-se no Porto para falar de Sustentabilidade
-
Porto recebe evento sobre Manutenção com participação internacional
-
Schaeffler presente na IAA Transportation