José Leitão, CEO da APCER, desvenda um pouco da 2.ª edição da SPQ, quais as expetativas e a importância do evento.
SPQ: Como se posiciona a APCER no contexto nacional e internacional?
José Leitão: A Como parceiro global de negócio, disponibilizando serviços de certificação, auditoria & inspeção e educação & formação. A nossa atuação a nível global é realizada diretamente ou através de parcerias, destacando-se mercados como Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Chile, China, Médio Oriente e Moçambique. A presença da APCER a nível internacional é reforçada pela sua participação na rede IQNet – The International Certification Network, formada por 36 organizações, em geral organismos de certificação líderes de mercado nos seus países de origem, que asseguram uma cobertura e representatividade mundial através de mais de 200 subsidiárias e 360 000 certificados emitidos em praticamente todos os países do mundo, suportados em valores como confiança, credibilidade, competência, compromisso ou contributo. A APCER estabeleceu igualmente uma parceria com a ISACert, com sede na Holanda e que atua em vários países da Europa, Ásia, África e América. Esta parceria permite à APCER operar como representante exclusivo da ISACert em Portugal e noutros países, com um vasto leque de produtos para o setor alimentar.
SPQ Expo: Quais as expetativas da APCER nesta 2.ª edição do SPQ Expo/40.º Colóquio da Qualidade?
José Leitão: A 1.ª edição do SPQ Expo teve um impacto muito positivo pela atualidade do seu conteúdo e qualidade das intervenções dos oradores convidados. Nesta 2.ª edição esperamos que se confirmem os excelentes resultados da 1.ª edição e que se torne cada vez mais num evento de referência no panorama nacional, e internacional, constituindo um espaço de partilha de conhecimento, com contributos técnicos e científicos das entidades de referência nos 3 subsistemas do Sistema Português da Qualidade.
SPQ Expo: Como vê a Certificação num futuro próximo?
José Leitão: A APCER tem a noção de que a certificação é um processo que as organizações procuram, cada vez mais, no intuito de garantir a confiança nos seus produtos e serviços, assegurando a fidelização dos seus clientes bem como a sua competitividade e desenvolvimento sustentável.
SPQ Expo: Quais as vantagens da certificação?
José Leitão: A crescente globalização dos mercados tem levado a um aumento do nível de exigência dos clientes e da sociedade em geral. As organizações passaram a estar sujeitas a um ambiente de enorme pressão concorrencial pelo que, para serem competitivas e, consequentemente, sobreviverem, são obrigadas a alterações constantes. De facto, mais do que levar um produto ou um serviço a um novo mercado é fundamental que as organizações estabeleçam laços de confiança e parceria com as comunidades em que se vão inserir. Desta forma, as ferramentas de gestão devem ser universais e com grande capacidade de adaptação às realidades e culturas locais, contribuindo para o sucesso da internacionalização das organizações, pois têm uma linguagem universal de gestão e são reconhecidas globalmente como boas práticas permitindo, pela sua flexibilidade, o ajuste ao contexto do mercado e da cultura onde as organizações atuam.
SPQ Expo: Como pode a APCER, como entidade certificadora e parceira de negócio, acrescentar valor e contribuir para o desenvolvimento dos agentes económicos e da sociedade em geral?
José Leitão: A APCER vai continuar a trabalhar para disponibilizar aos mercados serviços sustentáveis e de valor acrescentado. Pretendemos continuar a ter um papel responsável para a sociedade em geral, com uma cultura de proximidade com os seus clientes.