Revista Manutenção

apmi

A.P.M.I.: II Conferência – o risco na gestão de ativos a 06 de fevereiro na Maia

A Comissão Técnica de Normalização 180 “Gestão do Risco” coordenada pelo Organismo de Normalização Sectorial APQ…

A.P.M.I. – Associação Portuguesa de Manutenção Industrial
Tel.: +351 217 163 881 · Fax: + 351 217 162 259
apmigeral@apmi.com.pt · www.apmi.pt

A Comissão Técnica de Normalização 180 “Gestão do Risco” coordenada pelo Organismo de Normalização Sectorial APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), com as Comissões Técnicas de Normalização 204 “Gestão de Ativos” e 94 “Manutenção”, ambas coordenadas pelo Organismo de Normalização Sectorial APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial), vão realizar no próximo dia 6 de fevereiro de 2020, uma conferência sobre “O Risco na Gestão de Ativos”, na Maia. Esta conferência é uma nova realização da conferência com o mesmo nome e objetivos da realizada em fevereiro de 2019 no IPQ, na Caparica, e ainda o resultado do respetivo sucesso.

A CT180 foi criada em 2009, ano da publicação da 1.ª versão da norma internacional ISO 31000, para acompanhar e participar nos trabalhos do Technical Committee ISO 262 (Risk Management) e produzir as versões nacionais das normas sobre a gestão do risco. Na génese da CT204, constituída em 2017, esteve um grupo de trabalho da CT94 para acompanhar o trabalho do Technical Committee ISO 251 (Asset Management) e contribuir com a produção das primeiras normas internacionais ISO 55000 publicadas em 2014. Atualmente, os membros destas Comissões Técnicas vão acompanhando e votando os trabalhos dos TC internacionais neste âmbito, elaborando as versões portuguesas das normas selecionadas e com mais impacto na sociedade e economia portuguesas, proporcionando ao IPQ a sua edição.

Esta Conferência tem como principais objetivos divulgar o trabalho desenvolvido pelas 3 comissões nas áreas interrelacionadas da Gestão do Risco e da Gestão de Ativos, partilhar experiências e promover o debate sobre estes temas que se encontram na agenda da grande maioria das organizações que procuram equilibrar o custo, risco e desempenho da sua base de ativos tendo em vista a realização de valor nas Organizações e para a Sociedade em geral.