Revista Manutenção

Seleção de rolamentos para equipamentos de laminação de choque pesado

Seleção de rolamentos para equipamentos de laminação de choque pesado

Introdução

As tesouras de cisalhamento são uma das peças mais desafiadoras dos equipamentos auxiliares de laminação. Elas cortam materiais laminados enquanto eles se movem no transportador. Tesouras de cisalhamento podem ser do tipo transversal, pêndulo, giratório e tambor. Eles aparam as bordas das tiras e cortam os produtos em pedaços de comprimento padrão. As tesouras são movidas diretamente por meio de um motor de acionamento principal e uma caixa de redução. Uma tesoura de tambor possui um motor de acionamento, caixa de engrenagens, descarga de sucata e silos (Figura 1).

Arranjo de cisalhamento
Figura 1. Arranjo de cisalhamento.

Quando a tesoura está na posição “estacionada”, a placa pode passar por entre os tambores para dentro do moinho (Figura 2). Quando o ciclo de corte é iniciado, o motor de acionamento acelera rapidamente os tambores até uma velocidade da lâmina superficial que corresponda à velocidade do material. À medida que as lâminas se unem, o corte é feito com o torque máximo do motor (Figura 3).

cisalhamento posicao
Figura 2. Cisalhamento na posição estacionária.
cisalhamento posicao corte

Figura 3. Cisalhamento na posição de corte.

A fase de corte inclui uma redução leve e abrupta da velocidade das lâminas que entram em contacto pela primeira vez com a tira. Há um aumento simultâneo no torque do motor. As lâminas são conduzidas através do material sob o torque total do motor. Quando o material sofre cisalhamento, ocorre uma recuperação breve e abrupta da velocidade seguida de desaceleração. Qualquer aceleração ou desaceleração que ocorra nos tambores de cisalhamento é amplificada no eixo de entrada da caixa de engrenagens pela relação de transmissão geral. Isso resulta em cargas de choque pesadas entre os rolos do rolamento do eixo piloto e a gaiola, primeiro numa direção e depois na outra.

Nicolae Tudor, Especialista em Engenharia de Aplicação
Marco Scarabaggio, Gestor de Contas
Timken Company

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº159. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Fonte da imagem em destaque: fanjianhua | Freepik

Translate »