No atual panorama económico todos estamos a fazer mais com menos, o que significa obter o máximo das instalações e equipamentos da instalação, mantendo os custos baixos.
A vida útil de um rolamento depende da qualidade e a extensão dos seus cuidados, sobretudo em aplicações industriais onde as condições são severas, as cargas são pesadas e a contaminação por detritos é comum.
Através da seleção adequada de rolamento, manuseamento, manutenção, lubrificação e reparação, pode-se melhorar o desempenho do rolamento e, ao mesmo tempo, reduzir os custos associados a paragens não programadas, novas peças de reposição e extensivos procedimentos de manutenção.
Escolha os rolamentos certos
A seleção de rolamentos é o processo de avaliação dos rolamentos apropriados para aplicações industriais específicas. Embora existam muitos tipos de rolamentos para atender às necessidades da aplicação, assim como existem muitos fatores mecânicos e ambientais que influenciam na melhor escolha do rolamento.
Os tipos de elementos rolantes do rolamento são definidos pelo formato do elemento rolante e variam desde agulha para esfera e de cônico para esférico. Caraterísticas como rigidez ou o deflexão permitida, requisitos de lubrificação, desalinhamento estático e dinâmico, capacidade de velocidade, capacidade de carga e vida útil ou durabilidade, todos influenciam na escolha do melhor rolamento para uma determinada aplicação.
Em qualquer sistema, os rolamentos controlam amplas faixas de velocidade e muitas combinações de cargas radiais e axiais. No entanto, as condições do ambiente operacional, como temperatura baixa e alta, poeira e sujeira, humidade e condições de montagem incomuns, podem afetar o desempenho do rolamento.
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº150/151. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Rolamentos autocompensadores de rolos Schaeffler duram muito mais” da edição 141 da revista Manutenção;
- Artigo “Monitorização de rolamentos de baixa rotação através de ultrassons” da edição 140 da revista Manutenção;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Como preparar um plano de manutenção preventiva
-
Breve abordagem à manutenção preditiva
-
Seleção de rolamentos para equipamentos de laminação de choque pesado
-
Como a Internet das Coisas pode transformar a sua rede de água
-
Breve abordagem das vantagens da aplicação do reconhecimento de voz à gestão da manutenção