Revista Manutenção

Proteger o investimento - rolamentos

Proteger o investimento [rolamentos]

Grandes rolamentos industriais representam um grande investimento económico. Apresentamos 5 etapas fáceis que permitem maximizar o seu desempenho e aumentar a disponibilidade da instalação – sem prejuízos.

No atual panorama económico todos estamos a fazer mais com menos, o que significa obter o máximo das instalações e equipamentos da instalação, mantendo os custos baixos.

A vida útil de um rolamento depende da qualidade e a extensão dos seus cuidados, sobretudo em aplicações industriais onde as condições são severas, as cargas são pesadas e a contaminação por detritos é comum.

Através da seleção adequada de rolamento, manuseamento, manutenção, lubrificação e reparação, pode-se melhorar o desempenho do rolamento e, ao mesmo tempo, reduzir os custos associados a paragens não programadas, novas peças de reposição e extensivos procedimentos de manutenção.

Escolha os rolamentos certos

A seleção de rolamentos é o processo de avaliação dos rolamentos apropriados para aplicações industriais específicas. Embora existam muitos tipos de rolamentos para atender às necessidades da aplicação, assim como existem muitos fatores mecânicos e ambientais que influenciam na melhor escolha do rolamento.

Os tipos de elementos rolantes do rolamento são definidos pelo formato do elemento rolante e variam desde agulha para esfera e de cônico para esférico. Caraterísticas como rigidez ou o deflexão permitida, requisitos de lubrificação, desalinhamento estático e dinâmico, capacidade de velocidade, capacidade de carga e vida útil ou durabilidade, todos influenciam na escolha do melhor rolamento para uma determinada aplicação.

Em qualquer sistema, os rolamentos controlam amplas faixas de velocidade e muitas combinações de cargas radiais e axiais. No entanto, as condições do ambiente operacional, como temperatura baixa e alta, poeira e sujeira, humidade e condições de montagem incomuns, podem afetar o desempenho do rolamento.

Timken Company

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº150/151. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »