Cabos blindados

Cabos blindados – tipos e diferentes aplicações

Numa unidade industrial a interferência eletromagnética (IEM ou EMI) está presente em todas as áreas, sendo…

Numa unidade industrial a interferência eletromagnética (IEM ou EMI) está presente em todas as áreas, sendo esta a principal razão dos cabos blindados de sinal e dados terem condutores isolados envolvidos numa camada condutiva. Esta camada condutiva, ao qual se convencionou chamar blindagem, reduz o ruído elétrico provocado pelas interferências eletromagnéticas e o seu impacto nos sinais transmitidos pelo cabo. Também reduz a radiação eletromagnética causada pelo próprio cabo na transmissão destes mesmos sinais.

Os cabos de potência são construídos de modo a serem eletromagneticamente compatíveis (EMC), minimizando assim a emissão de ruído elétrico que afeta sistemas de rádio e comunicação de dados.

Os cabos de comunicação são blindados para prevenir os efeitos na transmissão de dados das IEM. Estes cabos também podem ser pareados e blindados par a par, de modo a prevenir a interferência dos pares uns nos outros (diafonia ou cross-talk).

Em algumas aplicações que necessitam de cabos servo, cabos que tipicamente agregam condutores de potência e de sinal, pode ser necessária uma proteção dupla ou mesmo tripla, ao redor dos condutores individuais, em torno dos pares trançados e/ou em todo o cabo.

Outras aplicações poderão não exigir cabos blindados, como por exemplo se um cabo for utilizado numa zona longe de fontes de ruído eletromagnético ou longe de qualquer interação com cabos adjacentes.

HELUKABEL Portugal

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “Manutenção” nº142/143. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção