Revista Manutenção

Breve abordagem das vantagens da aplicação do reconhecimento de voz à gestão da manutenção

Breve abordagem das vantagens da aplicação do reconhecimento de voz à gestão da manutenção

Neste artigo expor-se-á a razão pela qual uma funcionalidade ligada ao reconhecimento de voz num sistema informatizado de gestão da manutenção poderá responder às exigências futuras do mercado.

Introdução

Um sistema informatizado de gestão da manutenção, abreviado por CMMS, na sigla inglesa, continua a provar sucessivamente a sua utilidade como ferramenta de apoio à gestão da manutenção ao longo de quase 6 décadas, com resultados relevantes. No entanto, com o atual panorama de crescimento tecnológico exponencial, é de esperar uma rápida e contínua evolução, forçosamente imposta também no desenvolvimento deste tipo de ferramentas.

A teoria evolucionista presente na obra “Origem das espécies”, do biólogo Charles Darwin, defende que apenas sobrevivem os organismos com características que melhor se adaptam ao seu meio ambiente. Mal comparado, um CMMS terá de desenvolver, continuamente, funcionalidades que se adaptem às necessidades impostas pela área da manutenção.

Apresentado este prognóstico e reconhecendo a importância do desenvolvimento de novas funcionalidades num CMMS, expor-se-á neste artigo a razão pela qual uma funcionalidade ligada ao reconhecimento de voz poderá responder às exigências futuras do mercado.

Contexto

Cada vez mais as empresas procuram estratégias para reduzir a complexidade nos processos industriais, aumentar a eficácia e qualidade na concretização dos seus objetivos.

A filosofia Lean Management (LM) é um dos conceitos mais populares utilizado para este propósito, uma vez que procura reduzir qualquer desperdício de recursos, removendo processos que não acrescentem valor ao produto ou serviço final [1].

Na área da gestão da manutenção, um CMMS deverá também caminhar na mesma direção. Este tipo de sistemas é bastante avançado, especialmente quando comparado com a utilização de um ficheiro de folhas de cálculo, contudo, a evolução tecnológica impõe que esta ferramenta seja continuamente melhorada.

Deverá designadamente: encontrar alternativas de simplificação de processos, contribuir para o aumento da qualidade da informação, remover processos que não acrescentam valor. Nas próximas linhas detalha-se a forma pela qual uma funcionalidade de reconhecimento de voz, aplicada a um CMMS, conseguirá satisfazer os 3 itens anteriormente identificados, entre outras vantagens.

Joana Guedes
Navaltik Management, Lda.

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